O que eu responderia se fosse entrevistado sobre o momento atual? para não dizer que fiquei calado, rs

Como a comunicação brasileira não é imparcial e não quer a verdade, como não teria espaço para expor em nenhuma mídia escrita ou falada, vou para o Blog, aonde podemos nos expressar  até o momento sem sensura.

Se eu fosse entrevistado sobre os acontecimentos o que eu diria :
Você está triste? - sim, a "democracia" incipiente brasileira, deixou de avançar e se forjar na possibilidade do seu fortalecimento, para retroagir, e tornar-se ainda mais frágil. Quem em sã consciência vai acreditar em eleição mais nesse país? A constituição está sendo vilipendiada , e o conservadorismo fascista, ganha terreno nesses tempos.
Você se sente traído? - De forma alguma. Muito pelo contrário, os deputados que me representam, que eu sempre votei e acreditei estavam lá, mais combativos do que nunca! defendendo uma sociedade plural , mais igualitária , justa, pela preservação do estado democrático de direito. Infelizmente a sociedade ainda não evoluiu de forma consubstanciada, e o que vimos foram deputados e deputadas que votaram pelo sim, demonstrando despreparo para o cargo, distribuindo, preconceitos, hipocrisia e banditismo, se alguém se sente representado por aqueles deputados, realmente é lamentável o nível de cultura dessas pessoas, compatível com a desses parlamentares, o retrato.
A tragédia então já era anunciada? -sim. No fundo guardávamos uma esperança de que a sociedade tivesse despertado. Esperança vã.
Por que a tragédia era anunciada ?  Porque o golpe não iniciou ontem, na verdade vivemos uma farsa de democracia, aonde a classe dominante usurpa desde sempre os espaços de decisão. Aqueles deputados do sim, representam o extrato da sociedade brasileira em sua maioria? claro que não.
A sociedade tem metade de homens e metade de mulheres; metade de brancos e metade de afrodescendentes, 25% de pessoas que vivem na zonal rural, sendo comunidades tradicionais, índios, quilombolas;70% de pessoas das classes C,D e E; católicos, protestantes, religiões de base africana, espíritas, etc. E o que é que vemos ali representados em sua maioria: homens, de cor branca, empresários urbanos ou do agronegócio, católicos ou protestantes e representantes dos interesses dos 10% mais ricos. 
Até a classe média brasileira, prefere defender os interesses da classe alta, aonde quase nunca vai chegar, do que defender a garantia de direitos das classes mais baixas. Depois reclamam das escolas da saúde , as quais abdicaram de lutar, e da violência que não enxergam que é a consequência dessa concentração de riqueza.

Quais os interesses que eles defendem? O interesse dessa minoria privilegiada, vai desde as questões "menores" relacionadas ao preconceito com a distribuição da riqueza de forma inclusiva através de programas sociais, com a intolerância em conviver nas universidades federais com negros, com pobres cotistas, com a união de pessoas do mesmo sexo , com as conquistas de direito das empregadas domésticas, mas não para por aí. O verdadeiro interesse , ou o maior interesse, é o predomínio dos interesses do capital internacional, os quais financiaram suas campanhas políticas e eles lustram o seu sapato. Não há nessa gente qualquer pensamento em defender interesses do povo brasileiro, como educação, saúde,  soberania nacional do petróleo, nada. Trabalham no fortalecimento do Agronegócio e suas transnacionais e das grandes indústrias do país. Mas, o fortalecimento dessa classe em detrimento dos mais pobres . Não demorará, vão aumentar a idade das aposentadorias, aprovar a lei da terceirização, e estabelecer a livre negociação salarial, rasgando a CLT.  A Petrobrás e o pré-sal deverão ser privatizados, ou entregue os lotes para exploração por mais de 20 anos. O interesse dos 1% dos latifundiários que são donos de 50% do total das terras agricultáveis do país. A lei que eles entendem ,é a lei do Gérson, quem leva vantagem são os mais espertos. Infelizmente vejo um futuro de tempos difíceis , de egoísmo , ódio e mentira. Um prova disso é que todo o processo foi conduzido como se o governo do PT estivesse instituído a corrupção no Brasil. Um grupo de deputados condenados por corrupção, citados em delações, demonstram sem constrangimento a ideia de que a corrupção do lado deles não há problema, mas no governo do PT todos são ladrões e pedem cadeia.

E a mídia brasileira como você vê? faz parte do conluiu, para se derrotar um processo democrático é preciso a conivência de diversos setores. Os Golpes atuais demonstram essa sofisticação. Ataques diários da mídia escrita e falada e tevisiva; mensagens falsas e odiosas por Wattszap, tudo faz parte dessa sofisticação para tomada do poder atual . As emissoras de TV nacional são muito ruins, conservadoras e parciais. Em nenhum momento esse governo que teve acertos e erros retirou mais de 40 milhões de pessoas da zona de pobreza extrema, teve algum reconhecimento ou uma reportagem elogiosa. Ao contrário, na defesa dos interesses dessa gente, utilizam ao pé da letra a tese de Joseph Goebbels, responsável pela comunicação do Furer (Hittler),  aonde toda mentira repetida mil vezes torna-se verdade. As ruas amplamente ocupadas pelos movimentos populares foi invisibilizada por essa mídia, que conseguiu passar uma imagem internacional, que a população brasileira em sua grande maioria apoiou o processo de impeachment, o que não é verdade, a nação está divida, e ferida a ferro ! Já perceberam que ela evita fazer matérias sobre os parlamentares corruptos que não são da base do governo? O Eduardo Cunha é o cúmulo do ridículo e a GLOBO mente e omite para favorecê-lo porque ele é importante para concretização do golpe, para eles os fins justificam os meios. 
Não dá pra continuar assim, essa é a próxima etapa em que teremos, enquanto nação desenvolvida, um dia, de nos preocupar em dar à sociedade espaço de discussão de conteúdo e em tempo evitar manipulação de informação com interesse de grupos políticos.

O judiciário Brasileiro dá para acreditar? 

-No geral a organização do judiciário brasileiro não é ruim, entretanto, as instituições são formadas por pessoas com suas virtudes e defeitos também, o problema  é que a sociedade não tem qualquer controle desse poder, quando nos deparamos com um jurista com defeitos de caráter ,de valores princípios, muitas vezes nada podemos fazer. O que dizer de um Ministro do Supremo da estirpe de Gilmar Mendes? Um juiz como o Sérgio Moro que é seletivo nas suas investigações? o que dizer das chamadas vendas de sentenças que volta e meia vem na mídia? esse é o grande poder corporativista, aonde a sociedade não tem qualquer participação ou controle sobre a atuação de magistrados. É tão corporativista que quando um juíz comete uma infração grave, ou corrupção, os corregedores indicam para ele a aposentadoria. A justiça feita com forte influência dessa elite conservadora e corrupta atende aos seus anseios, prender o negro suspeito das favelas e deixar soltos os criminosos de colarinho branco, já viu alguém do PSDB,PMDB e DEM na cadeia ? nem vai ver agora então vai faltar água na Lava Jato...

Quais as lições que ficam? 
-Pois é, em todo embate que se ganha ou que se perde, é preciso fazer uma auto-crítica ,uma avaliação. O governo errou com as alianças pouco confiáveis, os partidos erraram quando valorizaram o crescimento quantitativo em lugar do qualitativo, faltou um amplo programa de formação de militância; faltou a provocação sobre a discussão da regulação da mídia pela sociedade e deixamos de pautar as grandes discussões da nossa sociedade. A Reforma Agrária , a Reforma Urbana, a Reforma Tributária e a Reforma Política . 

Mas a correlação de forças permite essas discussões?
pois é hoje não mais , entretanto já houve momentos de melhor conjuntura durante o governo Lula, e penso que perdemos o compasso do tempo. Estava tranquilo, o governo não quis incomodar as forças, mas um dia ela iria se voltar contra contra, isso era fato. Outro detalhe necessário é que a reforma da Comunicação e mídia deve ser a primeira, não dá para travar qualquer debate de interesse do povo tendo a mídia fazendo um jogo contra. Não exite uma mídia sequer imparcial, é tendenciosa a todo o tempo. Se o governo propor taxar a grande fortuna e contar com o apoio da população fica mais fácil, e assim a reforma política, mas se a mídia ou mente ou omite, não conseguiremos o apoio necessário da população para pressionar um congresso formado amplamente por parlamentares que defendem interesses diversos do da população.

E o Impeachment vai ser ratificado no senado?

Infelizmente o senado também é conservador, ainda que o Supremo sinalize que não houve crime de responsabilidade, eles não são obrigados a votar com essa indicação, e o que prevalecerá mais uma vez é um interesse dos grandes grupos, a luta de classes está em jogo, será muito difícil o governo vencer essa batalha, embora lutarei a todo momento de forma contrária, estarei em favor da democracia e o estado democrático de direito.
Acho que a população já está se esclarecendo mais a respeito de toda essa fraude e tentativa de golpe, e entendo que temos que manter a organização, popular . Esse processo funcionou como um catalizador para os movimentos populares , movimentos sindicais e partidos de esquerda. Não podemos nos dispersar. 

Se o Impeachment passar no Senado ?

Lutar com todas as forças, não reconhecendo como legítimo esse governo de corruptos confessos . Buscar as formas de luta adequadas para cada situação, não descartando as greves, passeatas e movimento em defesa da democracia, como um novo pedido de DIRETAS JÁ! como foi sugerido por Lula. Lutar sempre, desistir jamais. A Luta contra o golpe está só começando!


João Bosco Ramalho
18/04/2016





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .