Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .



Mastruz 4


Nome científico
Chenopodium ambrosioides L.

Outros Nomes
Apazote, epazote, ambrisina, ambrósia-do-méxico, caácica, cambrósia, canudo, chá-do-méxico, chá-dos-jesuítas, cravinho-do-mato, ervas-das-cobras, erva-do-formigueiro, erva-ambrósia, erva-formigueira, erva-pomba-rota, erva-santa, lombrigueira, mastruço, mastruz, mata-cobra, mentrei, mentruço, mentrusto, mentruz, pacote, quenopódio.

Família
Angiospermae - Amaranthaceae - Chenopodiaceae

Características

  • Perene
  • Anual
  • Muito ramificada
  • Chega até 1 metro de altura
  • Folhas simples, alternas, pecioladas com variações no tamanho de cada. Essas folhas são pequenas e finas na parte superior da planta, e mais grossa e maiores na inferior.
  • Flores pequena verdes, uma junto da outra. Espigas axilares de flores.
  • Frutos aquênios pequenos bem pretos e redondos, oleaginoso. Os frutos por serem pequeno são confundidos com as sementes.
  • O nome dela em inglês é derivado de outras palavras de uma língua asteca (que era falada na região do México, origem da planta) que significavam suor e gambá. Daí podemos tirar que ela era relacionada com mau-cheiro.
  • Por causa do cheiro desagradável da planta, muita gente fica com medo de usar para fins medicinais. O cheiro é muito forte.
  • É considerada pelo Ministérios da saúde mundiais, por meio de levantamento feito, como uma das mais utilizadas plantas para tratamento caseiros de doenças do mundo.

Componentes Químicos

Ascaridol, óleos essencial, proteína, ácido palmítico, ácido oleico, ácido linoleico, compostos flavonicos, vitamina C, carotenoides, cis-p-menta,1(7),8-dien-2-ol


BENEFÍCIOS DO MASTRUZ
planta medicinal mastruz ou Chenopodium ambrosioides como é conhecida cientificamente é nativa da América do Sul e Central. Ela é usada de forma medicinal desde os tempos dos astecas e é uma importante especiaria daculinária mexicana.
O mastruz é geralmente cresce em terrenos baldios, canteiros de flores, barrancas de lagos e rios. Em muitos locais ela é conhecida como uma planta invasora.
O mastruz se caracteriza por ter folhas longas com até seis centímetros de comprimento. O arbusto pode crescer até vários metros de altura.A planta madura produz uma série de ramificações irregulares, verticais ou quase verticais. Ela também tem pequenas flores
verde, que geralmente aparecem entre julho e setembro. O cheiro da plantas e assemelha aaromas de frutas cítricas, cânfora e hortelã.
O mastruz tem uma longa e ampla utilização como um remédio para parasitas intestinais. A sua eficácia (de paralisar os parasitas e expulsá-lo como um laxante forte) foi reconhecida através da inclusão da planta na Farmacopéia dos Estados Unidos, de 1820 a 1947.
Além de usá-lo como um vermífugo, os astecas também usam a a folha de mastruz misturadas a alimentos para o tratamento de doenças respiratórias.No século XVIII, a decocção das folhas secas de mastruz é usada para aliviar o reumatismo, desmaios, queimaduras e tifo.
Vários povos nativos também tomam o chá da planta medicinal mastruz para facilitar o parto e aliviar a menstruação dolorosa, bem como para expelir vermes e aliviar distúrbios gastrointestinais (alguns dos quais podem ser provocadas por vermes). Folhas de mastruz também são usadas como cataplasma nas articulações artríticas, pé de atleta, e picadas de insetos.
O principal constituinte do óleo essencial de mastruz é o ascaridole. O óleo pode ser destilado a partir da erva, mas é mais concentrado a partir das sementes.
Infelizmente, a quantidade de mastruz necessário para curar uma pessoa com parasitas intestinais está perto do nível tóxico. Ocorreram casos fatais a partir da ingestão excessiva do mastruz. Hoje, as drogas sintéticas são uma alternativa mais segura, mas mesmo elas são arriscados para uso durante a gravidez.
Outro uso principal do mastruz é a na culinária: algumas folhas adicionadas a pratos de feijão contribuem para um sabor incomum e acredita-se evitar a flatulência. Ele também aparece em receitas mexicanas e guatemaltecas com cogumelos, milho, peixe e marisco.

 Para que serve o mastruz
O mastruz serve para o tratamento de rouquidão, circulação, pé de atleta, fraturas, gripes, varizes, hemorróidas, tuberculose, angina, asma, parasitas intestinais, repelente de insetos, bronquite, cãibras, resfriados, contusões.

Propriedades do mastruz

O mastruz possui propriedade anti-inflamatória, expectorante, vermífuga, cicatrizante, aromática, sedativa, abortiva, digestiva, antifúngica, antimicrobiana e antiviral. 
O mastruz também possui propriedades que atuam na constipação intestinal, em coceiras e recuperação da pele ferida por ser emoliente.

Modo de uso do mastruz

Podem ser usadas folhas, flores e sementes em infusões, misturado com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, no tratamento de uso interno ou compressas.
  • Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.

Efeitos colaterais do mastruz

Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, aborto, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.

Contraindicações do mastruz

O mastruz é conta indicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos. O mastruz é uma erva medicinal tóxica e a orientação médica é necessária para definir a dose recomendada.
Fonte:
https://www.vegetall.com.br/erva-de-santa-maria/
http://www.asplantasmedicinais.com/planta-medicinal-mastruz-para-que-serve-e-beneficios.html
http://www.tuasaude.com/mastruz/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...