Vou falar um pouco sobre diversos mamíferos silvestres da fauna brasileira, sobretudo, os que podem e existe autorização para domesticação. Começaremos pelo Preá.

Os mamíferos (do latim científico Mammalia) constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos. São animais homeotérmicos, (ou seja, "sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras). Os mamíferos incluem 5.416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1.200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5.558 espécies de mamíferos.
Fonte:http://www.portalcipo.com.br/serra.php?cod_cat=mamiferos

Cachorro do Mato
Cerdocyon thous
Ordem Carnívora
Família Canidade
Nomes populares: Cachorro do mato, graxaim, lobinho, guaraxo, Raposa, Rapossinha
Peso: 8 quilos
Observações: animal de hábitos essencialmente noturnos, vive em pares monogâmicos que ocupam territórios exclusivos delimitados pela urina. Os jovens começam a caçar a partir de seis semanas de idade junto dos pais, com os quais podem permanecer mais de um ano.

Capivara
Hydrichaeris Hydrochaeris
Ordem Rodentia
Família Hydrochaeridae
Nome Popular: Capivara
Peso: 50 quilos
Observações:A capivara, como animal pastador, utiliza a água como refúgio, e não como fonte de alimentos, o que a torna muito tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem, seus principais períodos de atividade são pela manhã e à tardinha, mas em áreas mais críticas podem tornar-se exclusivamente noturnas.

Catita
Gracilianus agilis
Ordem Didelphimorphia
Família Didelphidae
Nome Popular: Guaiquica
Peso: 30g

Observações: Alimenta-se de frutas e insetos que caça no chão e nas árvores, é um representante dos marsupiais brasileiros, da mesma familia dos gambás e outras cuicas. Não possui a bolsa tipica dos marsupiais, grupo a que pertence também o canguru australiano. Tem hábitos noturnos e solitários, passando os dias escondida na toca. Seu periodo de vida é apenas de 1 a 2 anos.

Catitu
Pecari tajacu
Ordem Artiodactyla
Família Tayassuidae
Nomes Populares: Cateto, Caititu, Porco-do-Mato.
Peso:20 quilos
Observações: A espécie apresenta adaptação alimentar onívora, é a espécie de menor porte do porco-do-mato encontrado no Brasil. A pelagem corporal é cinza escura com um colar esbranquiçado no pescoço, os filhotes nascem avermelhados e com uma listra preta no dorso.

Caxinguelê
Sciurus aestuans
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae


Nomes Populares: Esquilo, Acutipuru, Coatipuru, Caxerenguengue, Caticoco, Serelepe.
Peso: 190g.
Observações:O caxinguelê é um roedor muito ágil. Mede cerca de 30 cm com a cauda. Alimenta-se de frutos e sementes duras, pois necessitam gastar os dentes que estão sempre crescendo. Podem viver sozinhos ou em pares. É uma espécie arborícola, descem das árvores para buscar alimento ou enterrar sementes.
CoelhoSylvilagus brasiliensis
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae

Nomes Populares: Tapeti, Tapiti, Coelho-do-Mato.
Peso: 950g.
Observações: Com habitos noturno, tal espécie mede cerca de 40 cm de comprimento, dorso pardo-amarelado salpicado com marrom-escuro, partes inferiores claras e orelhas não muito longas. Alimenta-se de material vegetal mais duro, como talos, brotos e capim.

CuícaMarmosops incanus
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae

Nomes Populares: Marmosa, Guaiquica, Catita.
Peso: 64g.
Observações: Apresenta pelagem curta, macia e aveludada, uma mancha escura projeta-se dos olhos ate as proximidades do focinho, as orelhas são grandes e desnudas. No período reprodutivo as fêmeas apresentam uma coloração rosácea no ventre. Alimentam-se principalmente de insetos e frutos.

Cuíca-de-quatro-olhosPhilander frenata
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae

Nomes Populares: Cuíca, Cuíca-Verdadeira, Mucura-de-quatro-olhos.
Peso: 400g.
Observações: Apresenta no dorso pelagem corporal cinza escuro uniforme, com pêlos curtos e densos. Apresenta uma mancha esbranquiçada acima de cada olho, o que lhe confere um de seus nomes populares, se alimenta principalmente de invertebrados e pequenos vertebrados, mas consome frutos também.

CutiaDasyprocta leporina
Ordem: Rodentia
Família: Dasiproctidae

Nomes Populares: Cotia, Cutia-Vermelha.
Peso: 3 quilos.
Observações: As cutias têm apenas vestígio de cauda, extremidades anteriores bem mais curtas que as posteriores, e pés compridos com cinco dedos, sendo três desenvolvidos, com unhas cortantes equivalentes a pequenos cascos, e o quinto dedo muito reduzido. Herbívoras, as cutias se alimentam de sementes e frutos. Costumam fazer uma coleta cuidadosa na época de abundância para utilização em épocas de escassez.

FurãoGalictis cuja
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae

Nomes Populares: Cachorrinho do mato, irarinha.
Peso: 2 quilos.
Observações: Ao contrário do que algumas crenças populares indicam, os furões não são roedores e pertencem à família das doninhas, na qual se incluem os texugos e as lontras, sua alimentação e preferencialmente carnívora mas consome também ovos e frutas, o período de vida é de 10 anos.

GambáDidelphis albiventris
Ordem: Didelphinorphia
Família: Didelphidae

Nomes Populares: Gambá-de-orelha-branca, Saruê, Mucura, Micura, Sariguéia.
Peso: 1,2 quilos.
Observações: Os gambás são animais com 40 a 50 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda que chega a medir 40 cm, com um corpo parecido com o rato, incluindo a cabeça alongada, mas com uma dentição poliprotodonte (fórmula dental: 5/4, 1/1, 3/3, 4/4 = 50). A cauda tem pêlos apenas na região proximal, é escamosa na extremidade e é preênsil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um ramo de árvore. As patas são curtas e têm 5 dedos em cada mão, com garras; o hálux (primeiro dedo das patas traseiras) é parcialmente oponível e, em vez de garra, possui uma unha.Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura 12 a 14 dias.Os gambás não vivem em grupos, mas na época da reprodução eles formam casais e constroem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores.

Gato-do-mato-pequenoLeopardus tigrinus
Ordem: Carnívora
Família: Felidae

Nome Popular: Gato-do-mato.
Peso: 2,5 quilos.
Observações: Os gatos-do-mato têm hábitos noturnos e geralmente vivem nas matas. Caçam no chão, onde são muito ágeis, ou nas árvores, e se alimentam de pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios.São inofensivos ao homem, mas defendem-se ferozmente quando atacados. Geralmente a fêmea dá a luz em algum oco de árvore ou em uma moita de arbustos bastante densa, onde possa esconder os filhotes.

GuaribaAlouatta caraya
Ordem: Primates
Família: Cebidae

Nomes Populares: Guariba-preto, Bugio, Barbado.
Peso: 6,5 quilos.
Observações: Está entre os maiores primatas neotropicais, podendo atingir até 9 kg de peso. A altura do corpo varia de 30 a 75 centímetros, sendo que o comprimento máximo da cauda chega a atingir 80 cm. Vive em bandos de três a doze indivíduos, de ambos os sexos e várias idades, chefiados por um macho adulto. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro, essa variação de coloração é devida a diferenças individuais e de idade. A presença de pêlos mais compridos nos lados da cara e do cavanhaque, é bem notável nessa espécie.

IraraEira barbara
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae

Nomes Populares: Irarão, Papa-mel, Chupador-de-cana.
Peso: 5 quilos.
Observações:A coloração do corpo é cinza, tornando-se mais escura em direção à cauda, que é preta. Cabeça e nuca são mais claras, de tonalidade cinza-amarelada. Pode haver muita variação de cores em animais de uma região geográfica para outra.Trata-se de um carnívoro que lembra em certos detalhes o grupo dos furões e, em outro, uma lontra ou ariranha.São de hábitos solitários tem maior atividade durante as horas crepusculares

JaguarundiHerpailurus yaguarond
Ordem: Carnívora
Família: Felidae

Nomes Populares: Gato-mourisco, Gato-vermelho.
Peso: 5 quilos.
Observações: Possui cerca de 60 cm de comprimento de corpo, 45 de cauda e pesa 6 kg. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pêlos é de cor mais clara), havendo muita variação individual.O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo também encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte.

JaguatiricaLeopardus pardalis
Ordem: Carnívoro
Família: Felidae

Nomes Populares: Gato-do-mato, Jabutirica.
Peso: 11 quilos.
Observações: De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos.Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm.

Lobo GuaráChrysocyon brachyurus
Ordem: Carnívora
Família: Canidae

Nomes Populares: Guará e Lobo.
Peso: 22 quilos.
Observações: É o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. Mede até cerca de 1 metro no ombro e pesa entre 20 e 25 kg. A sua pelagem característica é avermelhada por todo o corpo, excepto no pescoço, patas e ponta da cauda que são de cor preta. Ao contrário dos lobos, esta espécie não forma alcatéias e tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução. A gestação dura em média 67 dias e resulta em ninhadas de até seis crias. O lobo-guará caça preferencialmente de noite e ataca pequenos mamíferos roedores e e aves, mas a sua dieta tem uma forte componente omnívora.

Mão PeladaProcyon cancrivorus
Ordem: Carnívora
Família: Procyonidae

Nomes Populares: Mão-lisa, Guaximim, Meia-noite.
Peso: 5,5 quilos.
Observações: Ele sabe nadar, trepar, saltar, pescar, roubar isca nas armadilhas e levar seus inimigos para água a fim de afogá-los.O hábito mais estranho desse pequeno mamífero é o seu costume de mergulhar na água tudo o que come, provavelmente por associá-lo com seu alimento preferido: camarões e rãs. Depois de mergulhar o alimento, esfrega-o com as patas dianteiras antes de comer. Por isso, em muitas regiões, é chamado de rato lavador. Come também pássaros, sapos, frutas, vários crustáceos, insetos e peixes.

Mico de Cara BrancaCallithrix geoffroyi
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae

Nomes Populares: Sagui, Souin.
Peso: 300g.
Observações: Primata de pequeno porte que possui tufos escuros nas orelhas e a face toda branca, a espécie e arborícola, sua alimentação e insectívoro, frugívoro, gomívoro e às vezesj consome pequenos vertebrados.

Mico EstrelaCallithrix penicillata
Ordem: Primates
Família: Callithrichidae

Nomes Populares: Souin e Sagui.
Peso: 300g.
Observações: Características físicas: sua cabeça é escura, com uma mancha branca na testa que é o sinal típico da espécie. Atinge até 30 cm de comprimento e tem uma cauda de 35 cm que lhe dá equilíbrio nas árvores. Os dentes inferiores são estreitos e alongados, adequados para a perfuração de troncos de árvores que produzem goma, um ítem importante de sua dieta. Alimentação de onívoro, come frutas, flores, folhas, insetos e pequenos animais. Outro item de sua dieta é a goma de certas plantas gumíferas.

Ouriço CacheiroCoendou prehensilis
Ordem: Rodentia
Família: Erethizontidae

Nomes Populares: Coendu e Porco-espinho.
Peso: 3,5 quilos.
Observações: Inofensivo e lerdo, o ouriço-cacheiro conta com uma perigosa arma para se defender do inimigo: tem o dorso totalmente coberto por espinhos que se destacam facilmente de seu corpo, espetando-se em quem quer que tenha a ingenuidade de atacá-lo. Com farpas afiadas, como arpão, o espinho penetra lentamente no corpo da vítima, chegando cada vez mais fundo. Por isso mesmo, a maioria dos animais evita o ouriço-cacheiro, que nunca precisa lutar. Se ameaçado, simplesmente eriça os espinhos e aguarda, tornando-se praticamente inatacável. Guarda toda a sua agressividade para os da mesma espécie, com os quais briga violentamente, usando espinhos e dentes.Usam a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores. É à noite que o ouriço-cacheiro sai em busca de alimento: folhas e cascas de árvores, num tronco oco ou numa toca.

PacaAgouti paca
Ordem: Rodentia
Família: Agoutidae

Nome Popular: Paca
Peso: 9 quilos.
Observações: Só tem um filhote e geralmente uma única gestação por ano. Notívaga, alimenta-se de frutas ou raízes.Ela se caracteriza pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Ela possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula.

PreáCavia aperea
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae

Nome Popular: Porquinho-da-índia
Peso: 550 g.
Observações: Mede cerca de 25 cm de comprimento. Possuem pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos e cauda ausente.É predada por aves de rapina, cobras, canídeos e felinos selvagens, bem como cães e gatos domésticos de propriedades rurais.

QuatiNasua nasua
Ordem: Carnívora
Família: Procyonidae

Nomes Populares: Coati, Qauti-de-vara, Quati-mundel e Mundurucu.
Peso: 5 quilos.
Observações: Mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido, e um corpo mais alongado. Com patas que lembram remotamente as dos ursos, muito úteis para escaladas em árvores. A coloração, em geral, é cinzento-amarelada, porém muito variável, havendo indivíduos quase pretos e outros bastante avermelhados, focinho e pés pretos, cauda com 55 cm, com sete a oito anéis pretos. Mede de corpo 70 cm. Vive em bandos de oito a dez, é praticamente onívoro, e se adapta bem ao cativeiro. São animais diurnos.

RaposinhaLycalopex vetulus
Ordem: Carnívora
Família: Canidae

Nomes Populares: Raposa-do-campo, raposinha-do-campo, raposa e Canela-seca.
Peso: 4 quilos.
Observações: Apresenta dorsalmente pelagem cinza amarronzada, sendo a cabeça um pouco mais vermelha amarronzanda, e considerada onívora, pois alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, e grande quantidade de insetos.

Rato do MatoOryzomys intermedius
Ordem: Rodentia
Família: Muridae

Nome Popular: Rato.
Peso: 100g.
Observações: Apresenta habito alimentar frugívoro, granívoro, e insectívoro.
Na região da Serra do Cipó existem: 4 espécie de Rato do Mato, 2 de Rato do Chão, 2 de Rato espinho, 2 de Rato do Brejo, Rato do Brejo, Rato de Árvore, Rato D´água, Rato Marinheiro e Rato Vermelho.

SussuaranaPuma concolor
Ordem: Carnívora
Família: Felidae

Nomes Populares: Puma, Onça-parda, Onça-vermelha e Suçuarana.
Peso: 32 quilos.
Observações: Felino de porte um pouco menor que a onça pintada.Tem comportamento noturno, quando sai a caça de pacas, veados e pássaros. Sobe com muita facilidade os troncos de árvores, onde costuma também descansar.Atinge até cerca de 1,20m de comprimento e acasala no início do ano, mais aproximadamente no mês de fevereiro, quando é vista formando casais. Muito ágil, é uma das espécies mais bonitas da nossa fauna.

Tamanduá de ColeteTamandua tetradactyla
Ordem: Xenarthra
Família: Myrmecophagidae

Nomes Populares: Tamanduá-mirim, Melete, Meleto, Michila e Jaleco
Peso: 5 quilos.
Observações: Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 40 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.

Tatu GalinhaDsypus novemcinctus
Ordem: Xenarthra
Família: Dasypodidae

Nomes Populares: Tatu-verdadeiro, Tatu-veado, Tatu-nove-bandas e Tatu-preto.
Peso: 3,6 quilos.
Observações: Tal espécie de tatu possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprimida, ger. com oito cintas de placas móveis, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina. Também é conhecido pelos nomes de tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro.
Uma característica curiosa distingue o tatu-galinha das outras espécies: a fêmea sempre dá a luz quatro filhotes do mesmo sexo. Este fenômeno recebe a denominação científica de poliembrionia.
Atravessa cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranqüilamente sobre o fundo.

Tatu PebaEuphractus sexcinctus
Ordem: Xenarthra
Família: Dasypodidae

Nomes Populares: Tatu-testa-de-ferro e Tatu-peludo
Peso: 5,5 quilos.
Observações: É um animal da caatinga que tem como característica, o consumo de raízes e frutos das plantas. Este animal escava o solo embaixo das plantas que produze rizomas e xilopódios e os consome. No período da safra do imbuzeiro, o tatu-peba consome uma quantidade razoável de frutos que caem das plantas. Este animal também é grande consumidor de larvas e insetos que habitam o solo da caatinga. Tradicionalmente o tatu-peba é conhecido como o principal animal que escava e come os xilopódios das plantas adultas de imbuzeiro.

Veado CatingueiroMazama gouazoupira
Ordem: Artiodacyla
Família: Cervidae

Nomes Populares: Catingueiro e Veado
Peso: 16 kg.
Observações: O veado catingueiro é uma das três espécies de pequenos cervídeos existentes no país. A cor geral é marrom acizentada. A cauda é branca no lado inferior. Os chifres são pequenos e simples, com cerca de 7 cm de altura. Atrás dos olhos e nos garrões, possui glândulas de cheiro rudimentares. O nascimento é de um filhote pôr cria, depois de uma gestação de 217 dias, e este possui manchas brancas formando linhas longitudinais nos lados do corpo.É muito rápido, capaz de desenvolver boa velocidade quando perseguido. Em fuga atira-se na água nadando muito bem, o que serve para salvar a vida de alguns exemplares da perseguição de seus predadores.

Veado MateiroMazama americana
Ordem: Artiodacyla
Família: Cervidade

Nome Popular: Veado.
Peso: 29 kg.
Observações: O veado-mateiro é uma espécie de veado de ampla distribuição, habitando as matas densas, onde se alimentam de frutos e fungos. Tais animais medem cerca de 1 metro de comprimento, com corpo e pernas marrom-avermelhados, cabeça acinzentada e chifres sem ramificações, curtos e retos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

Conhecimento agroecológico: A influência da lua na Agricultura . O conhecimento ancestral desconsiderado pela academia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .