Curiosidades Agroecológicas: Já ouviu falar na Tanchagem? conheça suas propriedades e benefícios!





Nome cientifico: (Platango major) - a Tanchagem


A tanchagem (Plantago major L.), também conhecida popularmente como acatá, carrajá, tanchagem-terrestre ou erva-de-ovelha, é uma planta da família das plantagináceas. Devido às suas propriedades medicinais, a planta pode ser usada no tratamento de diversos males. Confira a seguir as propriedades e os benefícios da tanchagem

A Planta

Também conhecida como transagem, esta é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas.
Originária da Europa e citada em antigos escritos como uma planta que entrava no preparo da maioria dos remédios medicinais. Era considerada sagrada pela tradição anglo-saxã.
As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.


DESCRIÇÃO: Tanchagem é uma das ervas mais usadas na Índia. Existem mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo. Nos estados americanos, as mais comuns são P. major e a P.lanceolata, essa de folhas largas e aquela de folhas estreitas. É uma das nove plantas sagradas da antiga Lacnunga Saxônica, onde era chamada de "weybroed". As propriedades curativas já foram mencionadas por Shakespeare e Chaucer. 



Indicações Terapêuticas

Afecções das vias respiratórias como boca e garganta, infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
É adstringente, combate inflamações nos ouvidos, olhos, gengivas, garganta, amígdalas, faringe, estômago, regulador intestinal (constipação), rins, bexiga, gripes e apendicite.
Combate ainda a conjuntivite, hemorróidas, problemas urinários, auxilia contra diarréia, cólica infantil, febres intestinais e cura feridas.
Contém mucilagem que é protetora intestinal e uterina.
São estes alguns dos beneficios da planta tanchagem. 

Como usar a tanchagem?

A planta pode ser utilizada em forma de chá, de cataplasma, uso tópico e/ou na culinária.
Chá: Usar 20g de folhas de tanchagem para 1 litro de água fervente. Colocar a água para ferver e adicionar as folhas. Logo que começar a fervura, contar três minutos e desligar o fogo. Deixar descansar até amornar durante 15 minutos e filtrar. O chá deve ser consumido durante o dia.
Como beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia
Uso tópico: No tratamento de lesões da pele, macerar as folhas e aplicar no local entre três e quatro vezes ao dia.
Culinária: Adicionar as folhas aos molhos.
Cataplasma: Aplique as folhas amassadas sobre a ferida por dez minutos e troque-as a seguir. Aplique três vezes ao dia



*Tem propriedades cicatrizantes, por isso, as folhas frescas maceradas são úteis contra picadas de abelhas, irritação de pele, úlceras, queimaduras e sangramento em pequenos cortes

Efeitos colaterais

O uso da tanchagem pode causar sonolência, cólica intestinal e desidratação.

Contraindicações

É recomendado evitar o uso da planta durante a gravidez, lactação e em indivíduos com doenças cardíacas. O pólen da planta pode causar alergia.

Fontes:
http://www.fotosantesedepois.com/tanchagem/ 
http://www.chaecia.com.br/ervas-q-r-s-t/tanchagem-plantago-major-l-100-gr-g
http://beneficiosdasplantas.com.br/tanchagem/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .