Conhecimento agroecológico: plantas que ajudam no controle de insetos na horta e que devem ser plantadas nas bordas dos canteiros . Receitas também de inseticidas preparados naturais. Vivenciei essa experiência em Caimito,Cuba






No canteiro é sempre bom plantar nas suas bordas, plantas que são repelentes naturais, sobretudo de pulgões, mosca branca, nematódeos e lagartas dentre outros insetos e vermes.

Plantas inseticidas

O homem sempre lutou contra os insetos que proliferam de maneira fácil e rápida, como as lagartas e gafanhotos. Em bando, eles atacam os vegetais devorando suas folhas. Já os carunchos e formigas destroem os grãos. Há outros que penetrando nos caules das plantas, colocam seus ovos que geram lagartas perfuradoras da planta e comedoras; de seus frutos.



Mas na natureza encontramos plantas que podem nos ajudar a afugentar e até exterminar algumas pragas das hortas e jardins. Com a utilização de métodos naturais (orgânicos) como as plantas inseticidas, as plantas sinalizadoras, (indicam excesso e falta de nutrientes, pH baixo e outras deficiências nas lavouras), as caldas sulfocálcica e bordalesa e os biofertilizantes para a prevenção e combate às pragas e insetos, diminui-se a aplicação de agrotóxicos, obtém-se lavouras saudáveis e equilibra-se o meio ambiente e o solo.

Vejamos alguns exemplos:

Alfafa   -   combate mosquitos
Alfavaca, manjericão branco   -   inseticida contra moscas e mosquitos
Angico   -   combate as saúvas
Anis ou erva-doce   -   repelente de traças
Arruda   -   inseticida de pulgões e cochonilhas sem carapaça
Cebola ou cebolinha verde   -   repele vaquinha e combate pulgões e lagartas
Chagas, capuchinho   -   repelente de nematóides
Chuchu   -   atrativo de lesmas e caracóis
Coentro   -  combate ácaros e pulgões
Cravo-de-defunto   -   nematicida, repelente de pulgão e broca-de-tomateiro
Crotalária   -   combate nematóides
Eucalipto   -   folhas são inseticidas de grãos armazenados
Gergelim   -   contra saúvas, plantio ao redor das plantas
Gerânio   -   repelente de insetos na horta
Girassol   -   inseticida, repelente
Hortelã ou menta   -   repele formigas e ratos
Manjericão   -   inseticida em geral
Mamoeiro   -   ferrugem do cafeeiro
Nim   -   inseticida em geral
Pimenta   -   repelente de insetos
Samambaia   -   contra ácaros, cochonilhas e pulgões
Tomateiro   -   ação inseticida contra pulgões (folhas e tatos)
Tomilho   -   repelente de pulgas e percervejos
Urtiga   -   combate pulgões e fungos das plantas



Fonte de pesquisa: Informativo verde - Defensivos Alternativos e Naturais, de Silvio R. Penteado
1-iStock_000025854452_Small
Alfavaca: Também conhecida como manjericão de folha larga, esta planta é muito comum no tempero de peixes. Além disso, o seu cheiro forte repele moscas e mosquitos. Mas, atenção, a alfavaca não deve ser plantada perto da arruda.

Foto: iStock Photo
Alho: Além de ser um dos temperos mais utilizados na culinária, cultivar o alho em sua horta é benéfico, principalmente se você cultivar tomates. A planta atua como um repelente para pragas que costumam atacá-los.

Foto: iStock Photo
Alecrim: O alecrim é considerado uma planta fácil de se cultivar e muito indicada para jardineiros principiantes, tendo boa tolerância a pragas. O arbusto é capaz de afastar a borboleta-da-couve e a mosca-da-cenoura. A sálvia é uma ótima companheira para o alecrim.

Foto: iStock Photo
Cheiro-de-mulata: Conhecida pelos nomes de catinga-de-mulata, tanaceto, atanásia ou erva-de-São-Marcos, o aroma forte desta planta medicinal repele insetos voadores. Ela pode ser plantada em toda área da horta. A erva ainda é utilizada para fazer a água de cheiro, utilizada pela religião do Candomblé, por isso seu apelido, cheiro-de-mulata.

Foto: iStock Photo
Hortelã: A planta herbácea é muito cultivada em todo o mundo devido às suas essências aromáticas. O cheiro da hortelã repele lepidópteros, como a borboleta-da-couve, formigas e ratos. É uma boa opção cultivar a hortelã nas bordas das lavouras.

Foto: iStock Photo
Tomilho: A planta, muito utilizada na culinária em temperos de carnes e molhos, requer pouco cuidado e prefere terrenos secos. O arbusto do tomilho tem poder de  afastar a borboleta-da-couve, considerada praga em algumas plantas cultivadas, principalmente da couve, couve-flor e brócolis, onde as lagartas desfolham a planta.

Foto: iStock Photo
Sálvia: De folhas longas e aveludadas, a sálvia tem um sabor forte e, ao mesmo tempo, refrescante, assemelhando-se levemente ao alecrim. A erva repele a mariposa do repolho.

Foto: iStock Photo
Tagetes: Vulgarmente conhecido como cravo-de-defunto, por possuir odor considerado forte e até desagradável, ele é um ótimo repelente natural de muitos insetos e protege contra os nematóides.

Foto: iStock Photo
Coentro: O coentro, muito utilizado na culinária brasileira, principalmente no norte e nordeste, é eficiênte no contole de pulgões e ácaros.

Foto: iStock Photo
Gerânio: Além de serem muito bonitos e possuirem diversas cores de flores, os gerânios ajudam a proteger o jardim, pois a espécie é um repelente natural de insetos.

Foto: iStock Photo
Manjericão: As folhas do manjericão são muito utilizadas para molhos e temperos. O seu odor, além de muito agradável, ajuda a repelir moscas e mosquitos.

Foto: iStock Photo
Citronela: A citronela é uma planta medicinal muito utilizada como repelente para insetos, sendo eficaz contra moscas, mosquitos e formigas. Ela ajuda a manter longe até mesmo os mosquitos da dengue.

Foto: iStock Photo
Anis: Também conhecida como erva-doce, seu caule é muito utilizado em saladas e sua fruta em forma de semente é usada em confeitaria e em licor. O anis tem a capacidade de repelir as traças.

Foto: iStock Photo
Capuchinha: Também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, é uma flor que pode ser comestível, desde que seja cultivada sem o uso de agrotóxicos. Ela repele nematóides, vermes que atacam e matam as plantas e insetos.

Foto: iStock Photo
Losna: Planta medicinal, também conhecida como Absinto, Erva-do-fel, Alenjo, Erva-de-santa-margarida, Sintro ou Erva-dos-vermes. Além de possuir odor inseticida, ela afasta animais de sua horta.

4 receitas de inseticidas naturais para sua horta

Algumas maneiras naturais de repelir os invasores sem prejudicar as plantinhas.
18 de February de 2016 • Atualizado às 11 : 40
3 receitas de inseticidas naturais para combater pragas na horta
A melhor estratégia de combate é ir pelo caminho natural. | Foto: Pixabay

Nada mais triste do que ver sua horta cultivada com tanto carinho sendo devorada por insetos. Apesar de ser muito chato, tal situação é muito comum e a melhor estratégia de combate é ir pelo caminho natural, buscando soluções caseiras que repelem os invasores. As  receitas abaixo foram retiradas de uma cartilha produzida pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), de Tocantins, em uma parceria entre estudantes, professores e profissionais da área agrícola.
– Alho no controle biológico de pragas
Ingredientes:
1kg de alho
5 litros de água
100g de sabão
20 colheres (de café) de óleo mineral.
Modo de preparo:
Os dentes de alho devem ser moídos e deixados repousar por 24 horas no óleo mineral. Em outro vasilhame, dissolva 100 gramas de sabão picado em 5 litros de água, de preferência quente. Após a dissolução do sabão, mistura-se a solução de alho. Antes de usar, é aconselhável filtrar e diluir a mistura com 20 partes de água. Quando pulverizado sobre as plantas depois de 36 horas não deixa cheiro nos produtos agrícolas.
– Hortelã como repelente natural
Ingredientes:
1 litro de água
1 maço Hortelã
Modo de preparo:
Ferva a hortelã na água, deixe esfriar, coe e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as.
Fresca: deve ser acondicionada na geladeira em saco plástico, por alguns dias.
Para congelar: retire e pique as folhas. Coloque em uma forma de gelo com água e leve ao congelador.
Como secar: seque ao ar livre, em local sombreado e bem ventilado, por alguns dias.
No microondas: lave e seque bem as folhas, separe do talo e forre o prato do microondas com papel absorvente. Espalhe as folhas sobre o papel, deixe o centro do prato livre. Leve ao micro em potência máxima de três a quatro minutos.
Seca ou em pó: deve ser guardada ao abrigo da luz, respeitando o prazo da validade.
– Combate a pulgões com cravo-de-defunto
Ingredientes:
1kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto
10 litros de água.
Modo de preparo:
Misture as folhas e/ou talos de cravo-de-defunto na água. Leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora. Coe o caldo obtido e pulverize as plantas atacadas. O cravo-de-defunto quando plantado em hortas, jardins ou pomares, repele insetos e mantém o solo livre de nematóides. Plante tagetes junto aos tomateiros para evitar a broca do tomate. Alem disso, quando usado como cama para cães, afugenta pulgas.

Inseticida natural de fumo e pimenta malagueta
Esta é uma receita reduzida, para aumentá-la basta respeitar a proporção dos ingredientes.

Ingredientes

  • 10 g de fumo picado
  • 10 g de pimenta malagueta
  • 16 g sabão de coco
  • 100 ml de álcool a 30%
  • 2 l de água

Modo de preparo

Corte a pimenta em pedaços e deixe de molho durante 3 dias em 100 ml de água. Coloque o fumo picado em 100 ml de álcool e deixe descansar durante 24 horas. Coe o extrato do fumo e da pimenta e reserve. Derreta o sabão de coco em 200 ml de água quente, deixar esfriar e junte ao extrato de fumo e de pimenta malagueta coado.
Você pode armazenar o extrato ou misturar no restante dos 2 litros de água e pulverizar sobre as plantas no período da tarde, fugindo das horas mais quentes do dia. Pode ser conservado por até 3 meses, em embalagem fechada, na sombra e fora do alcance de crianças e animais.

Como age o inseticida natural

A nicotina presente no fumo age no sistema nervoso, provocando a paralisação da alimentação. Já a pimenta possui uma substância chamada Capsaicina que tem ação de repelência.

Redação CicloVivo
Fonte:
http://ciclovivo.com.br/noticia/15-plantas-que-ajudam-no-controle-de-pragas-na-horta/
http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=843&action=read
https://lar-natural.com.br/inseticida-natural-para-jardim-e-horta/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .