Conhecimento agroecológico: A influência da lua na Agricultura . O conhecimento ancestral desconsiderado pela academia...








A influência da lua na agricultura por Alfredo Emílio Silveira

Quando o homem se tornou sedentário, terá decerto surgido a necessidade de saber quando semear e quando é que se colheriam os frutos desse trabalho. Observando o sol e a lua e a sua influência no desenvolvimento de plantas e animais, estabeleceram-se relações, até ao aparecimento do primeiro calendário.
Os Romanos estabeleceram como primeiro mês do calendário, março (Martius), em honra do Deus da guerra, mês ideal para começar uma guerra. Abril, era o mês da deusa da beleza e maio, o mês do Deus dos deuses. Setembro era o 7º mês, outubro o 8º, novembro o 9º e dezembro (Decembris), o 10º. O problema é que faltavam meses. Para solucionar o problema, o imperador Júlio César, criou o mês de julho, que ficava bem com o seu nome. César Augusto não se fez rogado, e criou o mês de agosto.
Nas "Georgicas de Vergilio" (Mayer, 1948), um agrónomo romano, já existem referências a práticas agrícolas reguladas pela posição dos astros.
No antigo Egipto, entre o deserto e as cheias do rio Nilo, os cálculos de sementeira tinham que bater certo, caso contrário surgia a fome, com os seus efeitos devastadores. As cheias do rio pareciam estar relacionadas com as fases da lua. Foi nas margens do rio Nilo que os antigos egípcios construíram uma civilização fantástica e desenvolveram a agricultura. Para isso, mediam as cheias e as vazantes do rio, programando o cultivo da terra para evitar perdas na produção. Visando facilitar este trabalho, relacionaram as cheias com as fases da lua. Dessa relação, surgiu o primeiro calendário criado pelo homem - o calendário lunar - que dividia o ano em 12 meses de 29 ou 30 dias. Este calendário era impreciso, pois atrasava seis horas a cada ano e, com o passar do tempo, a entrada das estações não correspondia à época prevista.
Quando da conquista do Egipto pelos Romanos, o imperador Júlio César, preocupado com o problema da imprevisibilidade das colheitas, chamou a Roma o astrónomo Sorígenes (ano 46 a.C.), acompanhado de uma equipe de peritos, com a missão de reformar o calendário romano (de 304 dias), com base no calendário egípcio. Nasce o calendário juliano, estabelecendo o ano civil de 365 dias e um ano bissexto de 366 dias, a cada 4 anos. Mesmo assim, o problema da imprecisão continuava. 
Em 525, o historiador grego Dionísio propôs, tendo por base o calendário juliano, o calendário cristão, tomando o ano do nascimento de Cristo como o ano 1 do século I. Os acontecimentos anteriores a esta data passaram a ser contados de trás para frente e acrescentados da sigla a.C. (antes de Cristo).
Em 1582, o Papa Gregório XIII determinou a eliminação de 3 anos bissextos a cada 400 anos no calendário juliano, pois havia uma diferença de 10 dias. Este ficou conhecido como calendário gregoriano. Com o avanço da ciência, no início do século XX, verificou-se que o ano médio tinha 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos, e que Cristo havia nascido no ano 4 a.C. Assim acabou o calendário lunar.
No passado e no presente, muitos são os agricultores portugueses que são assíduos leitores do famoso "Almanaque Borda d'Água", nos Açores do "Almanaque do Camponez", em que se recomenda como agir em função das diferentes fases da lua. Assim, devem-se plantar ou semear entre o quarto minguante e a lua nova, todas as plantas cujo órgão comestível se desenvolva abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bolbos); entre o quarto crescente e a lua cheia, plantar ou semear tudo o que se desenvolva acima do solo (hortaliças e frutos); as fases de quarto minguante a quarto crescente, correspondem a um período de estagnação do desenvolvimento das plantas; durante a fase de quarto crescente, é que deve ser feita a enxertia das espécies fruteiras que produzem flor temporã (pessegueiros, ameixeiras e amendoeiras); em geral, as árvores devem ser podadas no quarto minguante. Associado a este saber, existe ainda uma estreita relação entre as fases da lua e as condições agrometeorológicas.
Qual o valor científico deste saber?! Simão (1953) estudou a influência das fases da lua sobre a produtividade de hortícolas, utilizando apenas o dia de mudança de fase, e concluiu não se verificar qualquer influência; quando existiu alguma alteração, foi atribuída à variação de temperatura e fotoperíodo. Azzi (1959) apresentou estudos sobre o assunto, tendo afirmado que parece delinear-se uma certa analogia entre os fenómenos de fotoperiodismo1 e os efeitos da lua. Das investigações realizadas na época, pode deduzir-se a existência de um estádio ou fase de particular sensibilidade do organismo vegetal, à acção de raios lunares, estádio que coincidiria com as primeiras fases do desenvolvimento da planta. Spiess (1994), estudou a influência da lua em várias plantas (centeio, cenoura, feijão e batata) durante seis anos e observou variações em rendimento. Cenouras semeadas antes da lua cheia, tiveram maior produtividade. A batata plantada antes da lua cheia, teve menores produções, do que quando plantada antes do perigeu2 lunar. No centeio, o quarto crescente influenciou a germinação das plantas.
A agricultura biodinâmica, desenvolvida por Rudolf Steiner (1988), revaloriza o conhecimento popular e amplia-o, incorporando os outros ritmos da lua e movimento dos planetas. 
Em 2001, um artigo publicado na prestigiada revista National Geographic Magazine (http://news.nationalgeographic.com/news/2003
/07/0710_030710_moongarden_2.html), aborda o tema e diz que uma das possíveis explicações para o efeito da lua no crescimento das plantas, é que, durante o ciclo lunar e em particular durante as mudanças de fase, a quantidade de luz reflectida para a terra, varia. Para além disso, a força gravitacional que a lua exerce sobre a terra, também varia durante o ciclo. O efeito mais notável, é o das marés.
Ainda de acordo com o mesmo artigo, também se acredita que a lua afecta o movimento da água no solo e a solubilidade ou disponibilidade de nutrientes para o sistema radicular das plantas. Este efeito, combinado com o acréscimo de luz reflectido a partir do sol para a terra, afecta o crescimento das plantas. À medida que a lua passa de lua nova para quarto crescente, verifica-se um aumento de luz e o desenvolvimento das plantas é balanceado, formando-se tanto folhas, como raízes.
Na passagem de quarto crescente para lua cheia, o aumento de luz é ainda maior, o que favorece um rápido crescimento vegetativo, em detrimento do desenvolvimento radicular. Verifica-se um enorme movimento de fluidos através dos feixes vasculares para as folhas, com fornecimento de nutrientes, estimulando portanto, um crescimento rápido.
Na terceira fase, lua cheia para quarto minguante, a quantidade de luz decresce. Uma vez que há menos luz e a quantidade de fluidos e nutrientes decresce, a planta deixa de centrar o seu esforço no crescimento de folhas, mas sim no crescimento do seu sistema radicular, de modo a facilitar a absorção de fluidos e nutrientes. Nesta fase, verifica-se um crescimento rápido dos sistemas radiculares. Também encoraja a prática da transplantação, uma vez que durante este período, as raízes estão mais desenvolvidas, o que reduz o impacto negativo da transplantação.
Durante a fase de quarto minguante para lua nova, a quantidade de luz continua a diminuir, até desaparecer. Neste período, o crescimento é mínimo.
Esta versão simplista, mas bastante razoável, não evita que das interacções complexas que se verificam ao nível do crescimento de uma planta (genéticas, pedológicas3, fisiológicas e climáticas), se possa, de algum modo, negligenciar o efeito das fases da lua, sobretudo quanto está em causa uma agricultura praticada em grande escala, inclemente quanto à duração dos ciclos culturais e seu efeito em datas de colheita, prazos de entrega, etc.
Contudo a lua nunca deixou de ser alvo das atenções dos homens, quer por bons ou maus motivos. Demonizada ou adorada, a lua ultrapassa as fronteiras da agricultura. O célebre Titanic ter-se-á afundado, entre outras razões, devido à fase da lua, o cabelo cortado na fase da lua errada, crescerá mais rapidamente, etc. É contudo na música, que o efeito da lua é mais delicioso. Famosas foram as canções "Moon River", letra de Johnny Mercer, música de Henry Mancini, interpretada por Andy Williaws, vencedora da Academy Awards em 1961, ou "Garota Solitária", de Ângela Maria, que afirmava ter o destino da lua, que a todos encanta e não é de ninguém.
Para finalizar e a propósito da veracidade ou falsidade do saber popular, apetece citar Miguel de Cervantes: "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay".
Referências bibliográficas
Mayer, R. (1948). As Georgicas de Vergilio. Livraria Sá da Costa. 407 p.
Simão, S. (1953). Contribuições ao estudo da suposta acção lunar sobre plantas hortícolas. Tese de doutoramento. ESALQ, USP, Piracicaba.
Spiess, H. (1990). Chronobiological investigations of crops grown under biodynamic management. Experiments with seeding dates to acertain the effects of lunar rythms on the growth of winter rye (Secale cereal, cv. Nomaro). Biological Agriculture and Horticulture, 7, 165-178.
Steiner, R. (1988). Curso sobre agricultura biodinâmica. Ed. Rudolf Steiner, Madrid. 282 p.
1 - O fotoperiodismo descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano.
2 - Perigeu - ponto da órbita de um astro ou satélite artificial em que se encontra mais próximo da Terra. O contrário de apogeu.
3 - Pedologia é o nome dado à ciência que estuda os solos no seu ambiente natural
2012-04-30 por de Borba em Diário Insular
Fonte: Diário Insular em 30-04-2012 escrito em Alfredo Emílio Silveira

A INFLUÊNCIA DA LUA NA AGRICULTURA
Após tantas vezes ouvirmos falar da influência da lua na agricultura (principalmente pelas pessoas mais velhas), decidimos que era altura de experimentar…
A influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade, pois o sucesso das culturas depende da melhor altura para semear/plantar.
Em traços gerais, a influência da lua baseia-se em dois princípios: a diferença de luminosidade, segundo as fases da lua; e a força de gravidade e a atração que exerce sobre os líquidos (neste caso a seiva das plantas).
Durante o Quarto Minguante a seiva concentra-se na raiz. Devem-se plantar ou semear, todas as plantas cujo órgão comestível se desenvolve abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bolbos), isto porque a planta ao germinar força o enraizamento. Esta fase é boa para cortar canas/bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas. Devemos fazer a colheita das sementes, para guardar para o ano seguinte, quase na transição para a Lua Nova, assim como a apanha da batata, cebola, alho (para grelarem o mais tarde). Em geral, as árvores devem ser podadas no Quarto Minguante e nunca na Lua Nova ou Lua Cheia.
Na Lua Nova a seiva manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. As plantas têm baixa resistência às pragas, sendo o plantio desaconselhado. Caso se semeie ou plante, deve ser com vista ao aproveitamento das folhas sem que formem repolho (como couves, cebolinho, espinafres).
Entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia, devemos plantar ou semear tudo o que se desenvolve acima do solo (hortaliças e frutos). Nesta fase, a lua exerce uma influência muito boa sobre as plantas/agricultura, já que a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Podemos cultivar frutíferas, legumes ou cereais (tomate, pimentão, beringela, feijão-vagem, pepino, abóbora, milho, arroz entre outras culturas). Durante esta fase, deve ser feita a enxertia das espécies fruteiras que produzem flor temporã (pessegueiros, ameixeiras e amendoeiras).
Na Lua cheia a seiva concentra-se na copa das plantas e nos brotos (ramos e folhas). Esta fase é boa para colheitas, pois os frutos ficam mais suculentos e para plantar flores. Devemos evitar as sementeiras e plantios. Caso não seja possível, podemos plantar repolho, couve-flor, alface, chicória, mas só no início da fase.
Curiosidades:
É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre a lua e o corte do bambu e/ou madeira (a ser realizado entre o Quarto Minguante e a Lua Nova, quando o teor de seiva e humidade dentro dos troncos é menor); As fases da lua alteram-se rapidamente, trocando-se numa sequência de sete dias. Consta que não devemos fazer as podas no dia da troca/alteração da fase da lua, pois as plantas podem não "compreender" ao certo qual deverá ser o seu desenvolvimento; Mais informações acerca das influências da lua aqui;
Existe uma vertente, a Agricultura Biodinâmica, que revaloriza o conhecimento popular acerca da influência da lua e amplia-o, incorporando outros ritmos da lua e movimento dos planetas. O calendário biodinâmico foi elaborado pela pesquisadora Maria Thun e mostra os dias e horas certas para o cultivo de plantas comestíveis. Estas são divididas em quatro grupos: raízes, folhas, frutos e flores, cabendo-nos a nós optar tendo em conta a parte da planta que pretendemos que se desenvolva mais.
A Influência da Lua na Agricultura por Sasha Fenton
Se você quiser tirar o maior proveito da posição da Lua no seu Jardim ou Plantação é preciso levar em conta as fases da Lua quanto aos signos que ela atravessa. Considera-se que é melhor semear plantas que dão frutos acima da terra durante a Lua Crescente, e as que dão frutos abaixo da terra, durante a Minguante.
Alguns estudos mostraram que as batatas criadas em condições de laboratório e um nível constante de calor e luz continuam reagindo aos ritmos lunares. Um cientista chamado Frank A. Brown levou algumas ostras da costa americana do Atlântico para aquários artificiais no interior de Illinois. Depois de duas semanas as ostras adaptaram seus períodos de abertura e fechamento, de acordo com as marés do Atlântico.
Plantio pelas Fases da Lua
Lua Minguante: Nesta fase é pouca a influência da Lua sobre a terra. É provável que esta força seja insignificante. A energia ou força contida na terra tende a descer. Daí pensamos no que os mais velhos dizem: “nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigoram (raízes)”.
Na prática observando o comportamento das hortaliças, concluiu-se que nessa fase plantam-se raízes; rabanetes, beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras.
Quanto à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc.
OBS: A durabilidade é maior, resiste mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápidos os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação (lembrando que podas repetitivas nessa fase da Lua podem levar a planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).
O que acontecerá se plantarmos raízes na Lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito chegando algumas a não produzirem raízes.
OBS: Em todas as fases sempre é bom você pegar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase); com exceção da minguante, que você poderá pegar a partir do quinto dia da Cheia, isto porque está minguando, mas não descartando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.
A batata – doce e a mandioca têm duas opções para o plantio:
Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.
Colher a ramas ou as manivas dois ou um dia antes da nova, deixar murchar a sombra e plantar a partir do segundo dia da nova.
Quando colocamos as ramas ou as manivas para murchar, elas perdem reservas (seivas) e ao plantar na lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz (lei de sobrevivência).
Lua Nova: Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve - comum, almeirão, cebolinha, espinafre, plantas medicinais e outras.
OBS: Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; exceto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve –chinesa e outras.
Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo é produção de madeira.
Lua Crescente: Fase em que a lua exerce muita influência boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.
Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão – vagem, pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.
Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação rápida).
OBS: O tomate plantado nesta fase lunar produz mais, as pencas ficam mais próximas, com mais frutos; já na minguante, produz pouco; na lua nova, alonga-se a haste e as pencas distanciam mais uma das outras; na cheia, vegeta mais, menos frutos por penca com maior probabilidade de ataque de pragas.
Lua Cheia: Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, porque depois sofre o efeito da Minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores.
É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa da planta (ramos e folhas).
Plantio pelos Signos do Zodíaco
Áries: As sementes germinam e também se estragam rapidamente, mas podem ser usadas para se obter uma safra precoce.
Touro: Propício para a maioria das plantas, principalmente para o crescimento de raízes, para o transplante, para o transplante e para muitas flores.
Gêmeos: Não é particularmente bom, exceto para as plantas que crescem em ambientes úmidos, como aipo.
Câncer: Época muito produtiva para plantar; promover o crescimento dos talos das folhas. As vinhas produzem plantas robustas, capazes de sobreviver ao mau tempo.
Leão: Não é uma época produtiva nem para plantar nem para transplantar.
Virgem: O plantio nessa época resulta em plantas duras, lenhosas, sem utilidade.
Libra: Época fértil para plantar, mas pode haver muita floração e poucas sementes.
Escorpião: Boa época para transplantar e podar; boa também para plantas que precisam sobreviver ao inverno.
Sagitário: Plante árvores frutíferas, feno e cebolas: com exceção a isso, não é uma época boa para plantar.
Capricórnio: Boa época para enxertar e podar árvores, e também para plantar árvores e arbustos ornamentais.
Aquário: Só cebolas e pinheiros devem ser plantados nesta época.
Peixes: acredita-se que seja uma boa época para plantar tudo, exceto batatas, que só darão brotos.
Sugestões sobre o cultivo da Lua
Comece a fazer um composto orgânico quando for Lua Nova, principalmente em Escorpião.
Cultive e are o solo quando for Lua Minguante e Nova, em Áries, Gêmeos, Leão, Virgem ou Aquário.
Seque a colheita na fase Minguante, em um signo de Fogo.
Fertilize quando a Lua estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes: Touro e Capricórnio também servem, mas não são tão bons. Se usar um fertilizante orgânico, escolha a Lua Minguante.
Enxerte em Capricórnio, Câncer ou Escorpião, na Lua Crescente.
Colha durante a Lua Nova e Minguante de Áries, Leão, Sagitário, Gêmeos ou depois dela, num Signo de Ar ou Fogo, os grãos destinados ao armazenamento.
Irrigue quando a Lua estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes.
Para fazer a grama crescer mais, corte-a na Lua Crescente ou Cheia; e se quiser limitar seu crescimento, corte-a na Minguante ou Nova.
Colha cogumelos durante a Lua Cheia.
Pode durante a Lua Minguante.
Pulverize, arranque as ervas daninhas e elimine as pragas durante a Lua Nova, num signo de Fogo.
Você sabia que
Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio, porque são nos primeiros dias de vida da planta que a Lua exerce maior influência.
Para colher frutos, a melhor fase é a Lua Cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes e vagens, na Minguante, pois a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento, segundo afirma a engenheira agrônoma e pesquisadora Ana Primavesi – Edição Guia Rural Abril.
Para colher milho, arroz, abóbora e outros para armazenamento, são melhor colher na Minguante porque resiste mais ao ataque de caruncho, gorgulho, etc.
Melhores fases para plantar banana: Nova e Crescente. Na Minguante, leva muito tempo para produzir e produz cachos pequenos.
Alguns agricultores plantam feijão, milho, ou mesmo frutíferas na Minguante para evitar ataque de brocas, lagartas, etc. Muitos usam este método mesmo sabendo de uma possível queda de produção.
Se fizermos semeio de uma determinada cultura em uma fase lunar, o plantio deverá obedecer à mesma fase. Caso contrário, sofrerá influência das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.
O plantio por estaca deve ser efetuado na Lua Nova cujo objetivo é a produção de caule e folha, já para produção de frutas, o mais indicado é Lua Crescente. Seguindo os mesmos requisitos do item anterior.
Fonte:
http://adlmeno.blogspot.com.br/2012/12/influencia-da-lua-na-agricultura.html
 Blog de Felipe Astrologo (http://felipeastrologo.blogspot.com.br/2010/10/influencia-da-lua-na-agricultura.html) em 28 de outubro de 2010
http://www.agrisustentavel.com/doc/luar.html

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .