Curiosidade Agrocológica e Receita do sertão: conhece o maxixe ? já comeu uma maxixada? uhh uma delícia! dizem que maxixe é igual a motorista, quanto mais velho mais ruim...será??


Rústico, de alto valor nutricional, resistente a estiagens e a pragas e doenças...uma belíssima planta!
  1. 1.
    planta anual ( Cucumis anguria ) da fam. das cucurbitáceas, nativa da América Central, de caule rasteiro, folhas com cinco lobos, flores pequenas, bagas ovoides, amarelo-claras quando maduras, com numerosos apêndices, semelhantes a espinhos flexíveis, e pequenas sementes brancas; maxixeiro [É cultivada desde a Antiguidade pelos frutos comestíveis, ainda verdes, crus, em saladas, ou refogados, com um cultivar prov. derivado da subespécie longipes, nativa da África.].
  2. 2.
    fruto dessa planta; galinha-arrepiada



Cucumis anguria

O maxixe deve ser cultivado em regiões com clima quente, entre 20 e 28ºC, para adquirir todas as suas propriedades nutritivas, além de aumentar a sua produtividade

Cultivo de maxixe – planta nutritiva, típica de clima quente
O maxixe pertencente à família das Curcubitaceae, com coloração verde clara e comprimento médio de 6 cm.
maxixe (Cucumis anguria L.) chegou ao Brasil trazido pelos negros vindos da África Oriental. É um legume pertencente à família das Curcubitaceae, com coloração verde clara e comprimento médio de 6 cm. Prefere os climas com temperaturas entre 20 e 28ºC, por isso é cultivado nas  Regiões Norte e Nordeste, onde o clima é bem quente. Em regiões com clima frio, não se adapta bem, o que prejudica sua produtividade. Outro fator bastante interessante refere-se ao tipo de solo em que melhor se adapta, este deve ser arenoso ou areno-argiloso, também típico do Norte e do Nordeste.
Existem duas variedades de maxixe tradicionais, oMaxixe Caipira do Norte (com espinhos) e o Maxixe Japonês (sem espinhos). Independente da variedade, os nordestinos e nortistas usam e abusam do maxixe em sua culinária, em deliciosos pratos como ensopados e moquecas. Se forem colhidos ainda pequenos são ainda mais deliciosos e tenros.
As suas folhas também são bastante saborosas, lembrando o sabor do espinafre, mas devem ser cozidas no vapor para amenizar a sua ardência, que é parecida a do jambu. Estas podem ser usadas em recheios de vários tipos de massa, como pastéis, calzones ou ainda em quiches. Todos bastante deliciosos e saudáveis.
Valores nutricionais de 100g de maxixe cru:
Valor energético: 13.8 kcal;
Carboidratos: 2,7 g;
Proteínas: 1,4 g;
Fibra alimentar: 2,2 g;
Vitamina C: 9,6 mg;
Vitamina B1: 0,1 mg;
Potássio: 327,7 mg     
Cálcio: 20,9 mg;
Sódio: 11,0 mg;
Fósforo: 25 mg;
Magnésio: 9,6 mg;
Zinco: 0,2 mg.
Os benefícios do maxixe para a saúde:
-Evita problemas na próstata;
-Diminui o colesterol ruim;
-Auxilia na cicatrização de ferimentos internos e externos;
-Elimina manchas brancas nas unhas;
-Elimina o cálculo renal;
-Alivia as hemorroidas;
-Combate a inflamação nos rins;
-Alivia o enjoo e o mau estar.
O Plantio:
O maxixe pode ser plantado o ano todo se o clima da região for quente. Entretanto, em regiões de clima mais ameno, o maxixe deve ser plantado entre os meses de agosto e fevereiro, época mais quente do ano nessas regiões. Em regra, são semeadas em cada cova 2 sementes, em uma profundidade de 2 cm, com espaçamento de 3 x 1 metro entre linhas. Ao invés do plantio da semente diretamente na cova, pode-se fazer mudas de maxixe, em bandejas ou em  saquinhos de papel, para depois transplantá-las para o local definitivo.
Os tratos culturais:
cultura do maxixe deve permanecer no limpo, necessitando periodicamente de capinas manuais.  Já a umidade do solo deve ser equilibrada, o suficiente para o desenvolvimento da planta durante os 60 dias de ciclo.
A colheita:
colheita do maxixe deve se iniciar após os 60 dias de ciclo, quando os frutos estiverem bem desenvolvidos e tenros, mas sem sementes. Assim que são colhidos, os maxixes são acondicionados em caixas de plástico ou de madeira, ou ainda em embalagens de papelão e bandejas, seguindo direto para a comercialização.


Os benefícios do maxixe, delícia exótica

Já viu um maxixe? Tem muita gente que nunca viu e tem outras pessoas que acham que é comida para passarinho! Exótico no sudeste e no sul do país, mas conhecidíssimo no norte e nordeste, o maxixe tem muitos benefícios para a sua saúde! Isto sem falar que é delicioso e cru substitui o pepino na salada! Conheça este verdinho surpreendente e explore os benefícios do maxixe!

Maxixe, muito além da dança

Quem já ouviu falar da dança do maxixe nem imagina que maxixe também é uma hortaliça africana que teria sido trazida ao Brasil pelos escravos. Além de ser uma fonte rica de minerais, o maxixe tem poucas calorias e rende sucos, saladas e pratos deliciosos de farofas a refogados.

Propriedades do maxixe

O maxixe contém zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio, além de vitaminas C e e do complexo B e betacaroteno. Ou seja, uma série de nutrientes extremamente importante ao bom funcionamento do organismo.
Em função do zinco, o qual é quase totalmente perdido no cozimento, a melhor forma de consumir o maxixe para aproveitar os seus benefícios à saúde é cru. Basta descascar, cortar em rodelas e jogar numa saladinha de tomate, cenoura e alface. O sabor é muito próximo ao do pepino, talvez um pouco mais marcante.

Benefícios do Maxixe

Em função dos seus minerais e vitaminas, acredita-se que o maxixe ajude no metabolismo das proteínas, no fortalecimento do sistema imunológico, na cicatrização de ferimentos, no combate e prevenção de problemas de próstata, no controle do mau colesterol e na eliminação de manchas brancas nas unhas.
Por isso, há quem use o maxixe para preparar suco verde, por exemplo, misturado à laranja e maçã, sem casca, batido no liquidificador. Embora não existam pesquisas científicas que comprovem esse benefício, muitos estudiosos acreditam que o maxixe ajude a controlar os níveis de açúcar no sangue. Neste caso, o suco verde sugerido é um pouco diferente: 2 maxixes, sem casca, batidos com 1 copo de água médio no liquidificador, coado e tomado 1 vez pela manhã em jejum.

Receita da maxixada:

Refogado de Maxixe (vegana)

Refogado de Maxixe (vegana)
Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1 kg de maxixe liso (cerca de 11 unidades) fatiado
1/2 cebola roxa picadinha
2 dentes de alho picados finamente
tomate maduro
1 colher (chá) de colorau (urucum)
1 pedaço de pimentão vermelho picado fininho (cerca de 3 colheres de sopa)
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de água

Preparo

Numa frigideira, aqueça o óleo ou azeite, junte a cebola e o alho e refogue até começar a dourar. À parte, numa panela de pressão pequena (também pode ser numa panela comum), ajeite todos os outros ingredientes, despeje o refogado por cima, cubra com a água e tampe a panela. Conte 5 minutos depois que a válvula começou a chiar, desligue o fogo, passe a panela pela torneira para acabar logo a pressão e abra a panela. Se fizer em panela comum, monitore a água, adicionando aos poucos, e cozinhe por tempo maior, até o maxixe ficar macio. Prove o sal e corrija, se necessário.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Come-se - Receita de Eliana Santiago (adaptada)
https://lar-natural.com.br/os-beneficios-do-maxixe-delicia-exotica/
http://www.portalagropecuario.com.br/agricultura/cultivo-de-maxixe-planta-nutritiva-tipica-de-clima-quente/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .