Alho Poró (Alliun porrum) Orgânico, como plantar , e Três receitas também!

Alho-porró
O alho-porró (Allium porrum L.), de origem européia, pertence à família botânica das Amarilidáceas (anteriormente era tido como pertencente à família das Liliáceas). O alho-porró, também chamado de alho-francês, alho-macho e alho-poró (Figura 1), é bastante cultivado, especialmente na França e Inglaterra. No Brasil, especialmente no Sul, seu cultivo tende a ser feita em escala crescente, devido às condições favoráveis de clima e solo. Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-porró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas. A planta é herbácea, tenra e bienal, produz talo e folhas no primeiro ano e a haste floral, flores e sementes no segundo ano. As folhas que são compridas e relativamente largas, possuem bainhas longas, que sobrepões umas às outras para forrar um falso caule, cilíndrico, também chamado talo; este, de 10 a 20 cm de comprimento e três a seis cm de diâmetro, tem a base dilatada em forma de bulbo. O sistema radicular é constituído por raízes fasciculadas, semelhantes ao alho comum.
Figura 1. Hortaliça-folhosa: alho-porró
Uso culinário e propriedades nutricionais e terapêuticas: Sua composição nutricional chama a atenção pelas baixas calorias. O alho-porró contém vitamina A, B, C e potássio, mas em pequenas concentrações. A sua principal característica, no entanto, é não conter enxofre em grande quantidade como é o caso da cebola. O alho-porró é útil em uma variedade de pratos, onde seu sabor, semelhante ao da cebola, é apreciado. Pode ser fervido e peneirado com batatas e servido como sopa. Pode-se também refogá-lo em caldo sem gordura para ser servido quente ou pincelar levemente com azeite de oliva e grelhá-lho para servir com legumes. As principais propriedades medicinais do alho-porró são: desinfetante, digestivo, diurético, estimulante, expectorante e laxante; combate a má digestão, melhorando o funcionamento dos rins e intestinos; previne a arteriosclerose, gripes e resfriados e, ainda descongestiona as vias respiratórias. No entanto, deve-se evitar em casos de úlceras e gastrites.
Cultivo: É considerada uma hortaliça de inverno, sendo necessário para o seu bom desenvolvimento, que as temperaturas médias mensais estejam entre 13 e 24ºC. É uma planta pouco tolerante à acidez do solo, preferindo solo com pH entre 6,0 e 6,8. O solo deve ser fértil, profundo com boa capacidade de retenção de umidade, rico em húmus e solto, para facilitar a operação de amontoa, a fim de haver o necessário branqueamento do talo. Para o plantio de um hectare, são necessários, aproximadamente, 700 g de sementes (1 g contém, em média, 400 sementes), no espaçamento de 0,5 m entre linhas por 0,15 m entre plantas. As sementes de alho-porró perdem o poder germinativo e o vigor rapidamente, porém, quando guardadas em latas hermeticamente fechadas e, em local fresco, conservam-se por mais tempo. Caso não seja utilizadas todas as sementes, recomenda-se guardá-las em saco plástico, tomando-se o cuidado de retirar o ar do mesmo, colocando-o na última gaveta da geladeira. São indicadas as seguintes variedades: Gigante-Musselburg, Gigante-de-carentan e Gigante americano. Tendo em vista que as sementes são muito pequenas, recomenda-se, após a semeadura, cobrir-se o solo com capim seco ou sombrite, retirando quando emergirem (6 a 8 dias), para evitar a formação de uma camada superficial dura no solo. As melhores mudas para o transplante devem estar com 10 a 15 cm de altura e com três a quatro folhas, geralmente aos 50 a 65 dias após a semeadura. O canteiro deve ser bem irrigado na ocasião do arrancamento das mudas para facilitar a operação. O sulco para o plantio definitivo deve ter 10 cm de profundidade. As capinas, as escarificações e amontoa são importantes, sendo esta última operação que consiste em chegar terra às plantas (amontoa), cerca de 30 dias antes da colheita (90/100 dias após o plantio), para proporcionar o necessário branqueamento e maciez do talo ou falso caule. A rotação de cultura deve ser feita com milho, arroz, tomate, repolho, etc. É interessante incluir uma leguminosa (adubo verde), na rotação de culturas, como crotalária ou feijão-de-porco, a qual será incorporada ao solo antes de florescer.

Colheita: a colheita se dá cinco a seis meses depois da semeadura, quando, então, as hastes têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro. Deve-se cortar as hastes junto ao solo, lavando-as e retirando as folhas secas e, posteriormente amarrando-as em maços para a comercialização. Ao comprar alho-porró, prefira os mais finos, que são mais macios e, escolha os que têm a mesma proporção de parte verde e branca. O alho-porró pode ser conservado na geladeira, envolvido em um saco plástico por 3-4 dias.
Fonte:
http://cultivehortaorganica.blogspot.com.br/2012/09/cultivo-organico-de-hortalicas-folhosas.html

Um ingrediente: alho poró. Três receitas!

Chamado antigamente (e injustamente)  de “aspargo dos pobres”, alho poró não tem nada do que se envegonhar!  Muito pelo contrário. Este tesouro nativo dos solos europeus é consumido desde a antiguidade. Ele inclusive aparece nos relatos dos banquetes dos imperadores romanos.
Ao contrário do que muitos pensam ou dizem no alho poró tudo se come. Tudo vai depender da receita escolhida e exitem milhares de maneiras de se preparar.
Como escolher:
Prefira aqueles com aspecto fresco, com a raiz bem branca e se possivel com sinais de terra ainda humida grudade na raiz. As folhas devem estar bem verdes e firmes e o talo branco deve ser grosso, duro sem partes amolecidas.
Como conservar:
Não deixar mais de 3 dias na gaveta inferior da geladeira. antes de consumir corte fora o pedaço as pontas da parte verde.
Gratin de Alho-Poró a Italiana
c2bda3c8d05571bb319c9c7f9c666f14
1 alho-poró só (a parte branca)
150g cubos de presunto
2 colheres grandes mascarpone
1 bola de mussarela
20ml de creme de leite fresco
manteiga
sal / pimenta
Lava o alho-poró, fatie em rodaelas de 2 a 3 cm e leve-o novamente.
Em uma frigideira, sem gordura, salteie levemente o presunto em cubos em seguida adicione o alho-poró. Junte um pouco de pimenta e sal, tape e deixe cozinhar em fogo médio por + – 20 minutos, mexendo regularmente.
Quando o alho-poró estiver cozido , adicione o mascarpone e creme, ajuste o tempero se necessário. Passe para um refratario e adicone as mussarela cortada em pedaços. Leve ao forno 180 graus até dourar.
Voce tambem pode fazer esta receita em potinhos individuais!
Pesto de Alho Poró e nozes
1000w
1 alho-poró grande picado (parte branca e verde)
1 cebola média picada
azeite de oliva
um punhado de nozes torradas
2 dentes de alho
sal + pimenta a gosto
um pouco de suco de limão
Refogue as cebolas em um pouco de azeite de oliva. retire do fogo e bate no liquidificador com as nozes, alho, sal, pimenta, suco de limão, azeite e um pouco d’água. A cosistencia deve ficar mais grossa que um pesto norme, proxima da consistencia de um hummus.
Sirva com biscoitos, coloque-o sobre os ovos, com batatas…e o que você quiser.
Risoto de Cebola com Alho Poró
185cf79a231d3d8df8f21df6be61416b
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola grande picada
1 de alho-poró, apenas a parte branca, em fatias finas
1 xícara de arroz arbório
2 colheres de sopa de suco de limão
4 xícaras de caldo de legumes ou de galinha, quente 2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de folhas de majericão
sal
pimenta
Em uma panela, aqueça o óleo ea manteiga em fogo médio. Refogue a cebola por cerca de 5 minutos, adicione o arroz e mexa até ficar bem refogado.
Adicione o suco de limão, cozinhe por  mais 1 minuto. Junte o alho poró e mexa até absorver o suco do limão. Junte 1 xícara de caldo quente e mexa sem parar, até que seja absorvido. Continue acrescentanto o caldo 1 xícara de cada vez espere sempre até o liquido seja totalmente absorvido, prove sempre, o ponto exato deve ser quando o arro estiver al dente. Desligue o fogo, adicione a manteiga e 3/4 de xícara de parmesão e o manjericão. Mexa bem, acerte o tempero com sal e pimenta. E sirva a seguir.
Fonte:http://www.eucomosim.com/receitas/um-ingrediente-o-alho-poro-tres-receitas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .