Pular para o conteúdo principal

Conhecimento e receitas agroecológicas: Vocês sabiam que essas três ervas e um arbusto são comestíveis? beldroega, bredo, urtiga e hibisco . Conheça receitas!



Beldroega
A beldroega (Portulaca oleracea, também denominada beldroega-comum, beldroega-das-hortas e verdolaga, é uma planta de origem incerta que atualmente cresce espontaneamente em grande parte do mundo. Suas folhas suculentas e seus ramos podem ser consumidos crus em saladas ou em pratos cozidos, refogados ou assados. É apreciada em sopas por ter propriedades mucilaginosas, agindo assim como um espessante. Também é usada como erva medicinal.
Os ramos e folhas são muito nutritivos, sendo a verdura mais rica em ácidos graxos ômega-3 que se tem conhecimento. No entanto, também contêm ácido oxálico e assim não deve ser consumida em grande quantidade. O sabor da beldroega é acidulado, mas este pode variar com as condições de cultivo e a hora em que os ramos são colhidos. Em condições de baixa disponibilidade de água e/ou altas temperaturas, a beldroega muda suas vias metabólicas normais para o metabolismo ácido das crassuláceas, que consiste basicamente em absorver o dióxido de carbono durante a noite e armazená-lo como ácido málico até a incidência da luz solar durante o dia, quando o ácido málico vai sendo metabolizado em glicose. Desta forma, plantas crescendo nestas condições apresentam um sabor mais ácido se colhidas no início da manhã e menos ácido se colhidas no fim da tarde.
As sementes também podem ser consumidas cruas ou cozidas, mas são muito pequenas. As sementes também podem ser moídas e adicionadas a uma farinha de cereal.
Há várias variedades naturais e cultivadas de beldroega, incluindo cultivares que são utilizados como plantas ornamentais.






Luminosidade

Necessita de iluminação solar direta.



Beldroega crescendo naturalmente entre um piso e uma parede
A beldroega pode ser encontrada crescendo espontaneamente em muitos lugares. No entanto, na maioria das vezes as plantas cultivadas em condições adequadas têm melhor sabor e melhor aparência que as plantas que crescem naturalmente - imagem original: Nuuuuuuuuuuul - 

Solo

Pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, mesmo solos pesados e compactados. Porém, o ideal é um solo bem drenado, leve, profundo, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida pode suportar períodos de seca, mas os ramos e as folhas terão melhor qualidade e sabor se não faltar água.



Sementes de beldroega
As sementes da beldroega são pequenas, mas cada planta pode produzir um grande número delas - imagem original: Loasa - 

Plantio

O plantio é feito por sementes. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, saquinhos para mudas ou copinhos de papel, transplantando quando as mudas tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.
O espaçamento recomendado varia de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio e de 25 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo.
A beldroega também pode ser cultivada facilmente em vasos.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
A beldroega pode ser uma planta invasora difícil de ser erradicada, pois cada planta pode produzir um grande número de pequenas sementes e estas permanecem viáveis por mais de uma década. Contudo, muitas vezes é também considerada uma invasora benéfica em plantações, por ser uma boa planta companheira para várias outras (por exemplo, para o milho).



Cultivar ornamental de beldroega
Cultivar ornamental de beldroega - imagem original: Malcolm Manners - 

Colheita

A colheita dos ramos e folhas da beldroega pode ser feita a partir de 60 a 80 dias após o plantio. Retire os ramos ou folhas individualmente quando necessário ou colha mensalmente, cortando os ramos aproximadamente 10 cm acima do solo.
Receita de Sopa de bacalhau

Sopa de bacalhau com tomate e beldroegas

Sopa de Bacalhau com Tomate e Beldroegas

Ingredientes:

- 1 posta de bacalhau
- 1 cebola (120 g)
- 3 dentes de alho
- 30 g de azeite
- 240 g de tomate sem pevides mas com casca
- 70 g de beldroegas já arranjadas
- 500 g de agua
- sal, pimenta 
- 2 ovos
- broa de milho frita

Preparação:

Passo 1: Cozer a posta de bacalhau e os ovos. Desfiar o bacalhau e reservar. Deixar os ovos com casca para manter quentes.
Passo 2: Cortar a cebola em 1/4 de luas finas e fatiar os alhos. Colocar na bimby juntamente com o azeite e refogar 7 minutos, temperatura 100 velocidade 1.
Passo 3: Acrescentar o tomate em cubinhos e as beldroegas e refogar mais 7 minutos, temp 100, velocidade colher inversa.
Passo 4: Acrescentar a agua, o sal e a pimenta e programar 10 minutos, temperatura 100 velocidade colher inversa.
Passo 5: No final do tempo acrescentar o bacalhau desfiado. Envolver com uma colher.
Passo 6: No prato colocar conchas de sopa, ovos picado grosseiramente e broa de milho frita.


Read more at http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/sopa-de-bacalhau-com-tomate-e-beldroegas-fid-1126298#6Qqlmea3kCzGe8xe.99


Bredo ou caruru de porco


INGREDIENTES

  • 1 molho de bredo bem verde
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 pimentão verde
  • Um pouco de coentro verde
  • 1/2 vidro de leite de coco ou leite de coco ralado fresco e processado
  • Azeite de oliva
  • Sal

MODO DE PREPARO

  1. Retire as folhas dos talos do ramos de bredo
  2. Lave - as e cozinhe na agua e sal
  3. Deixe escorrer em uma peneira
  4. Em outra panela com azeite refogue a cebola, tomate, pimentão e sal
  5. Quando o refogado estiver bom (molho), acrescente o leite de coco
  6. Pode acrescentar um pouco de água ao refogado
  7. Deixe por cerca de 3 minutos e acrescente o bredo
  8. Em seguida acrescente um pouco de coentro verde em pedaços grandes
  9. Ótimo para servir com bacalhau ou peixes (cozidos ou fritos)
Hibiscos

hibi2
1) Chá de hibisco com canela e gengibre
Ingredientes
1 xícara de chá de água filtrada
2 colheres de chá de hibisco
1 unidade de canela em pau
1 colher de chá de lascas de gengibre

Modo de preparo
Ferver a água. Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre. Tampar por 5 minutos e coar. Servir em seguida.

Rendimento
1 porção

Benefícios
O hibiscos, a canela e o gengibre possuem excelente ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo coadjuvantes no emagrecimento.

hibi
2) Quentão de hibisco sem álcool


Ingredientes

1 xícara de hibisco desidratado
2 colheres de sopa de gengibre
2 colheres de sopa de maçã desidratada
2 litros de água fervente
½ casca de laranja
cravos da índia
canela
1 colher de stévia, um adoçante natural e menos calórico

Modo de preparo
Para fazer o quentão coloque os ingredientes na água fervente e deixe por 15 minutos. E está pronto para saborear.

Benefícios
Auxilia na dieta e é diurético


Urtiga
Planta da família das Urticáceas, a urtiga é muito comum em regiões que possuem climas temperados e é facilmente encontrada, apesar de crescer despercebida. Considerada uma erva daninha por muitos, a planta possui folhas com as bordas cerradas e em formato de coração, e suas flores são pequenas e claras. Popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior e ortiga, a planta já foi usada no passado pela indústria têxtil, mas essa aplicação foi abandonada no começo do século XX. Atualmente, suas aplicações comuns são como alimento, planta medicinal e fonte de clorofila.

Indicações e contraindicações

Com sais minerais, cálcio, potássio, silício, ácido fólico, ácido fórmico, ácido fórmico, clorofila, ferro, aminas, rutina e quercetina, a planta possui ação adstringente, diurética, galactogoga, formadora de sangue, antisseborreica, depurativa, antiescorbútica, antioxidante, anti-histamínica, hipoglicêmica, revitalizante, tônica, tonificante capilar e vasoconstrutora.
É excelente como desintoxicante em casos de insuficiência hepática, combatente da artrite, artrose, alergias, gota, diarreia, além de ser ótima como fortalecedor de unha, para limpar o fígado, regular o nível de glicose no sangue, eliminar catarro, aliviar a tosse, tratar bronquite, asma, febre, anemia e a febre do feno. Seu consumo também auxilia no estímulo da produção de leite. Em caso de eczema e urticária, é eficaz na limpeza da pele. Acredita-se, ainda, que seu chá seja eficaz no estímulo da concentração.
A planta é contraindicada em casos de edema que sejam causados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.

Modo de preparo do chá e outras formas de consumo

Use a proporção de uma colher de sopa de erva para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe cozinhar por mais três ou quatro minutos. Em seguida, retire do fogo, tampe e deixe repousar por aproximadamente dez minutos. Coe e consuma. A quantidade indicada é de duas a três xícaras por dia. Seu uso é comum na forma de chá, ou ainda na culinária. Suas folhas são usadas para compor saladas que podem ser servidas acompanhadas de pratos quentes. Para fins estéticos, o chá pode ser usado para fazer um banho de imersão, que é eficaz na eliminação das impurezas da pele.

Sopas

Sopa de urtigas Ingredientes: 2,5 L de água, 1Kg de batata, 1 cabeça de nabo, 1 cebola, 1 molho de urtigas, uns bagos de arroz, sal e azeite. Modo de preparação: Cozer a batata, a cebola e o nabo durante 15 minutos. Triturar, adicionar as urtigas, previamente preparadas, e os bagos de arroz. Cozer 5 minutos. Temperar com sal e azeite a gosto. Preparação das urtigas: Depois de apanhar as urtigas deixar murchá-las durante 12 horas, depois são preparadas como outros legumes. Para atenuar o seu aroma podem-se escaldar, depois de preparadas e antes de as colocar na panela como puré.

Efeitos colaterais

Quando frescas, suas folhas podem causar reações alérgicas e irritações na pele e, por isso, o contato deve ser evitado. A manipulação e colheita das folhas deve ser sempre feita com luvas, e a erva não deve ser nunca consumida crua.
Fonte:
http://hortas.info/como-plantar-beldroega
http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/sopa-de-bacalhau-com-tomate-e-beldroegas-fid-1126298
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6260552478913764364#editor/target=post;postID=2254685612862197908;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=0;src=link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

Conhecimento agroecológico: A influência da lua na Agricultura . O conhecimento ancestral desconsiderado pela academia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .