Conhecimento e receitas agroecológicas: Vocês sabiam que essas três ervas e um arbusto são comestíveis? beldroega, bredo, urtiga e hibisco . Conheça receitas!
Beldroega
A beldroega (Portulaca oleracea, também denominada beldroega-comum, beldroega-das-hortas e verdolaga, é uma planta de origem incerta que atualmente cresce espontaneamente em grande parte do mundo. Suas folhas suculentas e seus ramos podem ser consumidos crus em saladas ou em pratos cozidos, refogados ou assados. É apreciada em sopas por ter propriedades mucilaginosas, agindo assim como um espessante. Também é usada como erva medicinal.
Os ramos e folhas são muito nutritivos, sendo a verdura mais rica em ácidos graxos ômega-3 que se tem conhecimento. No entanto, também contêm ácido oxálico e assim não deve ser consumida em grande quantidade. O sabor da beldroega é acidulado, mas este pode variar com as condições de cultivo e a hora em que os ramos são colhidos. Em condições de baixa disponibilidade de água e/ou altas temperaturas, a beldroega muda suas vias metabólicas normais para o metabolismo ácido das crassuláceas, que consiste basicamente em absorver o dióxido de carbono durante a noite e armazená-lo como ácido málico até a incidência da luz solar durante o dia, quando o ácido málico vai sendo metabolizado em glicose. Desta forma, plantas crescendo nestas condições apresentam um sabor mais ácido se colhidas no início da manhã e menos ácido se colhidas no fim da tarde.
As sementes também podem ser consumidas cruas ou cozidas, mas são muito pequenas. As sementes também podem ser moídas e adicionadas a uma farinha de cereal.
Há várias variedades naturais e cultivadas de beldroega, incluindo cultivares que são utilizados como plantas ornamentais.
Luminosidade
Necessita de iluminação solar direta.
Solo
Pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, mesmo solos pesados e compactados. Porém, o ideal é um solo bem drenado, leve, profundo, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida pode suportar períodos de seca, mas os ramos e as folhas terão melhor qualidade e sabor se não faltar água.
Plantio
O plantio é feito por sementes. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, saquinhos para mudas ou copinhos de papel, transplantando quando as mudas tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.
O espaçamento recomendado varia de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio e de 25 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo.
A beldroega também pode ser cultivada facilmente em vasos.
Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
A beldroega pode ser uma planta invasora difícil de ser erradicada, pois cada planta pode produzir um grande número de pequenas sementes e estas permanecem viáveis por mais de uma década. Contudo, muitas vezes é também considerada uma invasora benéfica em plantações, por ser uma boa planta companheira para várias outras (por exemplo, para o milho).
Colheita
A colheita dos ramos e folhas da beldroega pode ser feita a partir de 60 a 80 dias após o plantio. Retire os ramos ou folhas individualmente quando necessário ou colha mensalmente, cortando os ramos aproximadamente 10 cm acima do solo.
Receita de Sopa de bacalhau
Sopa de bacalhau com tomate e beldroegas
De Verdinha
image: http://pt.petitchef.com/imgupl/recipe/md-324442p527921.jpg
Tipo de receita: Prato Principal
Número de doses: 2 porções
Tempo de Preparação: 15 Minutos
Tempo de Cozedura: 24 Minutos
Pronto em: 39 Minutos
Dificuldade: Muito Fácil
Ingredientes:
- 1 posta de bacalhau
- 1 cebola (120 g)
- 3 dentes de alho
- 30 g de azeite
- 240 g de tomate sem pevides mas com casca
- 70 g de beldroegas já arranjadas
- 500 g de agua
- sal, pimenta
- 2 ovos
- broa de milho frita
Preparação:
Passo 1: Cozer a posta de bacalhau e os ovos. Desfiar o bacalhau e reservar. Deixar os ovos com casca para manter quentes.
Passo 2: Cortar a cebola em 1/4 de luas finas e fatiar os alhos. Colocar na bimby juntamente com o azeite e refogar 7 minutos, temperatura 100 velocidade 1.
Passo 3: Acrescentar o tomate em cubinhos e as beldroegas e refogar mais 7 minutos, temp 100, velocidade colher inversa.
Passo 4: Acrescentar a agua, o sal e a pimenta e programar 10 minutos, temperatura 100 velocidade colher inversa.
Passo 5: No final do tempo acrescentar o bacalhau desfiado. Envolver com uma colher.
Passo 6: No prato colocar conchas de sopa, ovos picado grosseiramente e broa de milho frita.
Read more at http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/sopa-de-bacalhau-com-tomate-e-beldroegas-fid-1126298#6Qqlmea3kCzGe8xe.99
Bredo ou caruru de porco
INGREDIENTES
- 1 molho de bredo bem verde
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 pimentão verde
- Um pouco de coentro verde
- 1/2 vidro de leite de coco ou leite de coco ralado fresco e processado
- Azeite de oliva
- Sal
MODO DE PREPARO
- Retire as folhas dos talos do ramos de bredo
- Lave - as e cozinhe na agua e sal
- Deixe escorrer em uma peneira
- Em outra panela com azeite refogue a cebola, tomate, pimentão e sal
- Quando o refogado estiver bom (molho), acrescente o leite de coco
- Pode acrescentar um pouco de água ao refogado
- Deixe por cerca de 3 minutos e acrescente o bredo
- Em seguida acrescente um pouco de coentro verde em pedaços grandes
- Ótimo para servir com bacalhau ou peixes (cozidos ou fritos)
Hibiscos
1) Chá de hibisco com canela e gengibre
Ingredientes
1 xícara de chá de água filtrada
2 colheres de chá de hibisco
1 unidade de canela em pau
1 colher de chá de lascas de gengibre
Modo de preparo
Ferver a água. Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre. Tampar por 5 minutos e coar. Servir em seguida.
Rendimento
1 porção
Benefícios
O hibiscos, a canela e o gengibre possuem excelente ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo coadjuvantes no emagrecimento.
2) Quentão de hibisco sem álcool
Ingredientes
1 xícara de hibisco desidratado
2 colheres de sopa de gengibre
2 colheres de sopa de maçã desidratada
2 litros de água fervente
½ casca de laranja
cravos da índia
canela
1 colher de stévia, um adoçante natural e menos calórico
Modo de preparo
Para fazer o quentão coloque os ingredientes na água fervente e deixe por 15 minutos. E está pronto para saborear.
Benefícios
Auxilia na dieta e é diurético
Urtiga
Planta da família das Urticáceas, a urtiga é muito comum em regiões que possuem climas temperados e é facilmente encontrada, apesar de crescer despercebida. Considerada uma erva daninha por muitos, a planta possui folhas com as bordas cerradas e em formato de coração, e suas flores são pequenas e claras. Popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior e ortiga, a planta já foi usada no passado pela indústria têxtil, mas essa aplicação foi abandonada no começo do século XX. Atualmente, suas aplicações comuns são como alimento, planta medicinal e fonte de clorofila.
Indicações e contraindicações
Com sais minerais, cálcio, potássio, silício, ácido fólico, ácido fórmico, ácido fórmico, clorofila, ferro, aminas, rutina e quercetina, a planta possui ação adstringente, diurética, galactogoga, formadora de sangue, antisseborreica, depurativa, antiescorbútica, antioxidante, anti-histamínica, hipoglicêmica, revitalizante, tônica, tonificante capilar e vasoconstrutora.
É excelente como desintoxicante em casos de insuficiência hepática, combatente da artrite, artrose, alergias, gota, diarreia, além de ser ótima como fortalecedor de unha, para limpar o fígado, regular o nível de glicose no sangue, eliminar catarro, aliviar a tosse, tratar bronquite, asma, febre, anemia e a febre do feno. Seu consumo também auxilia no estímulo da produção de leite. Em caso de eczema e urticária, é eficaz na limpeza da pele. Acredita-se, ainda, que seu chá seja eficaz no estímulo da concentração.
A planta é contraindicada em casos de edema que sejam causados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.
Modo de preparo do chá e outras formas de consumo
Use a proporção de uma colher de sopa de erva para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe cozinhar por mais três ou quatro minutos. Em seguida, retire do fogo, tampe e deixe repousar por aproximadamente dez minutos. Coe e consuma. A quantidade indicada é de duas a três xícaras por dia. Seu uso é comum na forma de chá, ou ainda na culinária. Suas folhas são usadas para compor saladas que podem ser servidas acompanhadas de pratos quentes. Para fins estéticos, o chá pode ser usado para fazer um banho de imersão, que é eficaz na eliminação das impurezas da pele.
Sopas
Sopa de urtigas
Ingredientes: 2,5 L de água, 1Kg de batata, 1 cabeça de nabo, 1 cebola, 1
molho de urtigas, uns bagos de arroz, sal e azeite.
Modo de preparação: Cozer a batata, a cebola e o nabo durante 15 minutos.
Triturar, adicionar as urtigas, previamente preparadas, e os bagos de arroz. Cozer 5
minutos. Temperar com sal e azeite a gosto.
Preparação das urtigas: Depois de apanhar as urtigas deixar murchá-las
durante 12 horas, depois são preparadas como outros legumes. Para atenuar o seu
aroma podem-se escaldar, depois de preparadas e antes de as colocar na panela
como puré.
Efeitos colaterais
Quando frescas, suas folhas podem causar reações alérgicas e irritações na pele e, por isso, o contato deve ser evitado. A manipulação e colheita das folhas deve ser sempre feita com luvas, e a erva não deve ser nunca consumida crua.
Fonte:
http://hortas.info/como-plantar-beldroega
http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/sopa-de-bacalhau-com-tomate-e-beldroegas-fid-1126298
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6260552478913764364#editor/target=post;postID=2254685612862197908;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=0;src=link
Comentários
Postar um comentário