Não sabe o que fazer para seu filho comer verduras? O professor Joselito da EMBRAPA, ensina a fazer a Tapioca colorida com frutas e verduras !

Tapioca colorida com frutas e verduras vira merenda escolar na Bahia


Há alguns anos, Joselito Motta, que é pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), se perguntou se não seria possível conferir mais cor e nutrientes a essa iguaria feita à base de farinha de mandioca (polvilho) e água.
A fórmula desenvolvida por Motta -- que utiliza polpa de frutas como açaí e goiaba e extrato de plantas como espinafre e cebola -- não apenas se mostrou viável como hoje faz parte da merenda dos cerca de 9.000 alunos da rede de ensino municipal da cidade baiana.
A tapioca também é conhecida como beiju, e os dois nomes servem tanto para denominar o polvilho de mandioca quanto o prato feito com ele. Geralmente ela é preparada espalhando-se a mistura de farinha e água com uma pitada de sal numa chapa ou frigideira aquecida, e então recheada com queijo coalho ou outros ingredientes.
Também pode ser preparada de forma a ficar um pouco mais firme e seca, para ser consumida sem o recheio, como é o caso das tapiocas servidas na merenda em Cruz das Almas.

Receita torna tapioca mais atraente às crianças e aumenta nível de nutrientes

A ideia de Joselito Motta nasceu em 2006, quando encontrou numa feira em Salvador tapiocas tingidas com anilina, que não tem propriedades nutricionais. Ele logo começou a fazer testes usando beterrabas para deixar os beijus avermelhados, tornando-os assim mais atraentes para as crianças e também mais nutritivos.
Depois vieram novos ingredientes, como açaí, espinafre, manga, abacaxi, cebola, maracujá e goiaba.
Motta iniciou então a divulgação do novo produto e começou a ensinar a técnica de preparo na cidade. Foi o caso de José Carlos Mendonça, produtor local que passou a fazer os primeiros beijus coloridos já em 2006. "Eu vendia só o tradicional, mas a gente precisa sempre inovar. Os sabores que mais vendem hoje são de açaí e espinafre", afirma.
A inovação na produção fez com que sua renda aumentasse. Ele vende as tapiocas para as escolas públicas, e também diretamente ao público e em feiras. Mendonça calcula que o lucro mensal cresceu 50% depois que começou a fazer o beiju colorido.
"No começo, vendia em média 100 pacotes por semana. Agora, são 2.000 pacotes semanais", diz. Cada pacote tem 250 gramas e é e vendido ao público por R$ 2,50.
A receita é simples. Seu principal ingrediente continua sendo a goma tradicional feita com o amido da mandioca, cuja receita é passada de geração a geração em todo o Estado, um dos maiores produtores de mandioca do país.
Para começar a massa, a goma é amassada cuidadosamente até ficar fina o suficiente para receber o suco natural, que é adicionado aos poucos para garantir a consistência desejada. Essa é a primeira de sete etapas de fabricação pela qual o produto passa até chegar ao mercado.




Leia mais em: http://zip.net/bfqx48
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2015/01/02/beiju-cor-de-rosa-com-sabor-de-frutas-faz-produtoras-venderem-mais-no-para.htm
https://www.youtube.com/watch?v=H_V_j1qNGts

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .