Quintais Agroflorestais - Uma alternativa de transição agroecológica na ATER pública



Para enfrentar a situação causada pela longa estiagem na Bahia, e estabelecer um marco nas políticas públicas estruturantes de convivência com o semiárido e atender parte das demandas dos agricultores familiares, a EBDA propõe assistência técnica e educação continuada através da implantação de Quintais Agroflorestais com base agroecológica, para agricultores familiares em maior estado de vulnerabilidade sócio-econômica, reduzindo a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, fomentando o manejo racional dos recursos naturais, além de incentivar a diversificação da produção e evitar o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor, garantindo com a produção a segurança alimentar e a geração de renda, criando alternativas que se consolidem a longo prazo e permitam as famílias permanecerem no semiárido com melhores condições de vida.
A relevância maior do Quintal Agroflorestal, reside na Segurança Alimentar , proporcionando que o camponês/camponesa, possa retirar da sua terra o sustento para suprir as deficiências nutricionais da sua família, ou seja, o quintal passa a ser uma importante fonte de alimentos, respeitando e valorizando a natureza e a cultura camponesa, seus valores e forma única de viver.
As capacitações além de difundir a agroecologia como Matriz produtiva, tem ainda como objetivo desconstruir uma metodologia convencional no sistema de implantação das culturas agrícolas, e promove uma nova visão de realizar a extensão rural de uma forma mais horizontalizada, ou seja, sem a presunção que apenas o conhecimento acadêmico é importante, mas valorizando a interação dos saberes acadêmico e empírico dos camponeses, ressaltando ai as metodologias participativas, a valorização às questões de gênero e geração , assim o projeto capacita técnicos e agricultores no mesmo nível e atrás consigo uma política de afirmação e empoderamento do campesinato.
Após a capacitação, as famílias que participam desse processo inicial são contempladas com Kit´s de equipamentos e mudas que contemplam os quintais .
Após algum tempo de implantação, pode-se notar a diferença na vida dos camponeses beneficiários do Programa Quintais Agroflorestais da EBDA.
O Eng. Agrônomo João Bosco Cavalcanti Ramalho, extensionista, ex-diretor de Agricultura da EBDA, foi o responsável pela concepção e coordenação do Programa Quintais Agroflorestais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .