Em Cabôclo povoado de Afrânio Pernambuco, um museu da família Cavalcanti e do Sertão! Organizado por Cosme Cavalcanti e família. Vale Conhecer

Museu Pai Chico
Seja bem vindo à memória de nossa cultura, das nossas raízes, de nossa gente.
O Museu Pai Chico é um oásis de cultura e história no meio do sertão do Caboclo, município de Afrânio-PE. Ele inaugura uma nova etapa no processo de revitalização deste Sítio Histórico, refaz através de seu acervo os modos e costumes da época de sua gente mais antiga, valorizando o solo pernambucano onde pisam os remanescentes de toda esta História. Pai Chico é o seu principal personagem, um homem que marcou a sua geração e constituiu neste rincão os primeiros passos para a formação de uma grande família, iniciando os primeiros momentos de civilização deste lugar.
Com o objetivo de dar sustentabilidade ao Povoado de Caboclo e adjacências, além da ampla divulgação do sítio histórico de mais de 200 anos, o Museu Pai Chico se propõe, além dos registros da história do lugar, revelar os costumes e a sobrevivência de seu povo.
A preservação da memória, complementada pelo sítio histórico  e arqueológico, possibilitará a pesquisa e o resgate das tradições populares e da cultura sertaneja.
Com um acervo aproximadamente de 1400 peças, as quais revelam os costumes e sobrevivências além de achados arqueológicos das lagoas existentes o museu mostra por completo a sua identidade sertaneja.
A preservação da memória, complementando com tombamento ambiental do Sítio Histórico e Arqueológico, possibilita a pesquisa e divulgação do lugar.
O Museu agrega outras finalidades como:
  • Reunir e mostrar de forma didática e auto-guiadas, as referências da história, partindo de uma pequena comunidade sertaneja, preservada no tempo com suas características ambientais originais;
  • Atração cultural e turística;
  • Possibilidade de geração de empregos e rendas;
  • Preservação dos costumes, flora e fauna sertaneja;
  • Criação de ambientes típicos sertanejos.
Visando um público alvo de visitantes do nordeste, romarias, turistas e estudantes  dos municípios circunvizinhos estimando um público de 300 pessoas mensais e aproximadamente 5000 durante os festejos  tradicionais.

O PROJETO ARQUITETÔNICO

Tendo como inspiração os antigos tropeiros, foi usada a forma de uma ferradura estilizada, possibilitando um pátio central descoberto, circulando de varandas.
Os volumes de pedras, marcam a entrada, simbolizando as muralhas de pedras dos antigos moradores indígenas ‘‘OS CABOCLOS BRABOS’’.
Toda  parte  circular foi executada em tijolos aparentes, produzidos nas olarias rústicas da comunidade, lembrando a antiga casa da Pai Chico.
Os materiais usados bem como toda a mão de obra foi local.
No paisagismo foram usadas espécies da  flora e elementos característicos como engenhos de cana, aviamentos de casa de farinha e carro de boi.
Um ambiente interno destacado funciona a loja do Museu, destinado a venda de artesanato e réplicas para a autosustentabilidade  da comunidade. Outro é a sala especial do patrono do Museu Pai Chico, com a história do lugar, ilustrada dos objetos das famílias descendentes dos primeiros moradores.
  
Pai Chico - JOSÉ FRANCISCO DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI, nascido no Caboclo em 1840. Professor público, Capitão da Guarda Nacional no Império, político influente, 5° Prefeito de Petrolina-PE (1904-1907) e patriarca de grande família do sertão do São Francisco.
Homem de muita fé e dedicação, benfeitor de muitas ações nas comunidades de Caboclo, Petrolina e Afrânio, onde teve a iniciativa de erguer a primeira Igreja do Padroeiro São João Batista, além de ajudar na instalação da Diocese de Petrolina, tornando-se amigo pessoal de Dom Malan, 1° bispo de Petrolina. Também sob sua liderança, ampliou-se para os moldes atuais a Igreja do Senhor do Bonfim do Caboclo.
Pai de 08 filhos, chefe de família sempre dedicado, transmitiu-lhes o legado do servir à comunidade. Dos seus descendentes, 11 alcançaram o cargo de Prefeito, em municípios da região.


Endereço: PE 635 - Km 9 Povoado de Caboclo - Estrada  Afrânio/Dormentes-PE
Horário de funcionamento: de 3ª a Domingo, das 09 às 12 h e das 14 às 17 h
Horários especiais para grupos e caravanas, contatar pelo telefone (87) 9998-3431.
.:.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

Conhecimento agroecológico: A influência da lua na Agricultura . O conhecimento ancestral desconsiderado pela academia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .