Cultura camponesa: Marujada em Andaraí-Ba, é cultura popular !
Chegança (Marujada)
Esse bailado popular antigo, de origem portuguesa e que representa a luta entre mouros e cristãos, dramatiza as lutas lusitanas e as conquistas marítimas, é por isso, que algumas das canções se referem ao mar. Este canto dançado está presente em todo o Brasil, porém, as comemorações variam de acordo com a região. Trajados de marinheiros e empunhando armas, o bailado simboliza a derrocada do Islamismo frente à superioridade do Catolicismo. Ao final da batalha, os mouros – derrotados – são convertidos e batizados.
Também conhecida como Barquinha ou Nau Catarineta, a Chegança marca os festejos dos santos padroeiros locais com desfiles do porto até a igreja, entoados pela bandinha devidamente fardada de marujo. As comemorações variam de acordo com a localidade. Em Jacobina, a data é móvel, quando da Festa de São Benedito, em seqüência às celebrações do Divino Espírito Santo. Em Alcobaça, ocorre no dia 20 de janeiro, também na Festa de São Benedito. Em Prado, na segunda-feira após a Semana Santa, igualmente durante as comemorações de São Benedito. Em Mucuri, no dia 19 de março, na festa de São José.
Na Chapada, normalmente, ocorre normalmente durante a Festa do Divino, aonde a dança é representada por um grupo de homens vestidos de branco e azul, que saem como marujos, general e capitão. Desfilam pela cidade cantando e dançando músicas relacionadas ao mar, e às batalhas portuguesas.
Marujada em Andaraí
Comentários
Postar um comentário