Curiosidades agroecológicas: capim Vetiver- Conheça as maravilhas do Vetiver! temos 100.000 mudas
Capim Vetiver: Tudo Sobre a Espécie Vetiveria Zizanioides
Classificação
O Capim-Vertiver, vulgo Vetiveria zizanioides, tem suas qualidade botânicas. Abaixo, seguem todas as características sistemáticas deste espécie de planta:
- Reino: Plantae,
- Divisão: Magnoliophyta,
- Classe: Liliopsida,
- Ordem: Poales,
- Família: Poaceae (ant. Gramineae),
- Subfamília: Panicoideae,
- Tribo: Andropogoneae,
- Gênero: Vetiveria,
- Espécie: Vetiveria zizanioides (L.) Nash.,
- Sinonímia: Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty
Cultivo
Antes de aprender como cultivar a planta de forma geral, é bom aprender alguns truque e técnicas de cultivo para esta espécie de capim. Para começar, o seu cultivo só é possível em áreas especificas como as subtropicais com temperaturas em torno de 25°C, livres de gelo, com regime de chuvas regulares ou irrigação controlada.
Em lugares com muito sol, a planta costuma se desenvolver muito bem: “Este capim desenvolve-se bem em locais ensolarados onde possa desenvolver um bom teor de óleo essencial, em solos areno-argilosos, com boa drenagem, bem arejados e bom teor de matéria orgânica.”. Em solo muito úmidos ou compactados demais, o capim vetiver não consegue crescer saudável e pode morrer em pouco tempo de cultivo.
Colocar no fundo e nas laterais a mistura de adubo animal de curral bem curtido com composto orgânico”. Outras dicas também são essenciais para o plantio do capim vetiver: “Acomodar o torrão e preencher a cavidade com a mistura, apertando de leve para firmar a muda. Regar bem a seguir. Nos próximos dias em que não chover regar e depois espaçar as rega”.
A Técnica de Divisão de Touceiras
Essa técnica ajuda muito da hora do plantio do capim vetiver. Dividir as touceiras formadas durante o cultivo faz com que você tenha uma porção de mudas de forma organizada e bastante ornamental. Os profissionais dizem que este método é super eficaz para evitar até mesmo algumas pragas ou ervas daninhas: “Sem desplantar a matriz, podemos abrir um pouco o solo e com a pá reta cortar uma muda, levando junto um pouco das raízes. O plantio deverá ser feito conforme o recomendado acima.” explicam os profissionais.
Controlando ErosãoO capim vetiver é um grande aliado no que diz respeito ao controle de erosão. Esta, na verdade, é uma das suas principais características. Nos climas mais quentes onde hpá grande incidência de chuvas fortes, o seu cultivo pode ser uma grande salvação para o solo que está prestes a desmoronar. Os profissionais explicam o porque do capim vetiver ser tão eficaz nesta ação ambiental.”Ao contrário das outras ervas, o vetiver não ganha raízes horizontais, crescendo estas, quase exclusivamente na direção vertical, para baixo. Os grupos densos de colmo ajudam também a travar o escoamento de água superficial. Por estas razões, o vetiver é usado para criar sebes ao longo de estradas, nos limites dos arrozais. Como a planta não cria estolhos, não é uma planta invasiva e o seu cultivo torna-se controlável.”. O cultivo do capim pode também ser um grande aliado na conservação de solos e até mesmo do lençol freático.
Pesquisadores de todo o mundo afirmam: “Em virtude de seu rápido crescimento se forma rapidamente densas touceiras que criam barreiras às enxurradas. Pesquisas mostraram que esta espécie é também capaz de recuperar areas degradadas com o aumento da agregação do solo, e consequente aumento da infiltração da água e redução das enxurradas.”
Outras Utilidades
As folhas do capim vetiver podem servir para criar tapetes e para cobrir telhados, por causa da sua forte resistência à água das chuvas. As raízes da espécie servem para fazer telas, tecidos mais grossos, leques e outros artefatos bastantes resistentes e fortes a qualquer tipo de impacto. O óleo extraído das raízes do capim vetiver são bons para produzir fixadores que se aplicam a indústria da perfumaria. Segundo pesquisadores: “O odor é profundo, com acentos de terra, madeira e citrinos, sendo muito persistente. É usado em aromaterapia para aliviar o stress e relaxar. Tem também propriedades febrífugas”
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
Comentários
Postar um comentário