Curiosidades Agroecológicas: Agricultores Familiares de Ipirá, Baixa Grande e região, por tradição e para agregação de renda criam Jabutis, animal resistente e adaptado.Belíssimo animal!

                                                                                    Sobre Jabutis
Jabutis são animais terrestre que Possuem carapaça convexa e membros robustos, os quais permitem longas caminhadas em terra firme e nenhuma braçada dentro d’água. São animais onívoros (consomem de vários tipos de alimentos), tendo o costume de comer carne, frutas, verduras e legumes. Possuem hábitos diurnos e passam o tempo em busca de alimento. Muito resistentes e quando sentem a aproximação de um predador ou pressentem algum perigo, põem as patas, cabeça e cauda dentro da carapaça, permanecendo parado como se estivesse morto.
Não existem restrições legais para manter um jabuti, para a criação extensiva, porém é necessária a autorização do IBAMA. É um processo simples ,mas necessário!

Características

Répteis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos. São animais que possuem casco convexo - carapaça bem arqueada - e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneos. Os jabutis podem atingir 70 cm de comprimento aos 80 anos, que é seu tempo de vida aproximado, mas podem chegar a viver por 100 anos. O jabuti-tinga (Geochelone denticulata) tem cabeça e patas amarelas, nariz preto e coloração mais clara.

Predadores

Na natureza, os animais que mais perseguem os jabutis são as raposas, os teiús, cachorros, sariguês e ratos. Em cativeiro, a creche tem que ser protegida com tela para evitar a entrada de ratos e cachorros, entre outros animais.
Jabuti

Obs.: Na hipótese de não chover na época da eclosão, é importante fazer irrigação para molhar a camada superficial do solo, em torno de 10 cm de profundidade, para facilitar a saída dos filhotes. Em 1996 (ano de pouca chuva), foi feita a primeira irrigação no Criadouro Santa Rita e em 2 horas eclodiram 1.036 filhotes, (motivo que levou o Cel. Jomar a chamar o proprietário do criadouro de "o homem do jabuti irrigado").

CLASSIFICAÇÃO:

  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Chelonoidis
  • Subordem: Cryptodira
  • Famíia: Testudinidae
  • Gênero: Geochelone
  • Nome Científico: Geochelone denticulata
  • Nome em Inglês: Yellow-Footed Tortoise
  • Nome Comum: Jabuti-tinga

Reprodução

Os jabutis só estão aptos a reproduzir a partir dos seis anos de idade. Eles reproduzem com facilidade e o acasalamento ocorre na primavera, quando o macho sobe na fêmea (a concavidade de seu plastrão ajuda no equilíbrio) e ele introduz seu pênis (que fica guardado em sua cauda) na cloaca dela.
No período de acasalamento, ao caminhar encaixados sobre as fêmeas, os machos tendem a encostar o pênis no solo que, se for abrasivo, pode causar graves feridas. Durante esse processo, o macho normalmente vocaliza, emitindo sons característicos.
A desova geralmente ocorre de abril a junho (esse período pode variar de acordo com o local). Nesse período, os machos devem ficar em outro local para não perturbar as fêmeas no ato da postura. Quando os jabutis estão cavando o buraco e encontram dificuldade causada pela terra dura, urinam com intermitência para molhar e facilitar a cavação; o odor da urina atrai o macho, que quer cruzar novamente, motivo pelo qual deve ser retirado antecipadamente do local. O local da desova não deve ser alagado; a terra úmida e muito sombreada causa podridão dos ovos (pois a temperatura ideal não é atingida).
A topografia deve ser plana e a terra deve ser frouxa (arenosa) para facilitar a cavação. No momento da postura, as fêmeas procuram camuflar o local, ou seja, fazem ninhos embaixo de plantas, folhas, capim, etc. Passado o período da postura, o local deve permanecer livre da presença de outros animais para não compactar o chão (piso). O pisoteio forma uma camada dura, dificultando a saída dos filhotes. Nesta época, a pessoa responsável deve estar muito atenta para apanhar os ovos que ficaram fora dos buracos e enterrá-los em local apropriado, sempre na posição correta. O buraco cavado pelas fêmeas comporta, geralmente, até dez ovos. Os ovos devem ficar cobertos com 5 cm de terra (arenosa) e o ninho nunca deve ficar totalmente exposto aos raios solares.
http://www.trijuncao.com.br/criadouros_conserv_jabuti.aspx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .