Crivo Rústico, a arte e a marca das mulheres Quilombolas de Barra e Bananal em Rio de Contas, eu estive lá e conferi! visite





O Estado da Bahia aglutina uma diversa e rica herança histórica que se reflete na sua cultura material. A partir da identificação e distribuição das atividades artesanais que povoam o território baiano, podemos traçar algumas considerações no tempo e no espaço que nos revelam o importante papel social que desempenha o artesanato, sua permanência ou acaso o caráter eminentemente utilitário da produção artesanal abrange a origem da maior parte das tipologias artesanais no estado, e podemos afirmar que são respostas criaturas do homem às necessidades para sobrevivência em sua interação com recursos naturais disponíveis.
Na Bahia, a tradição do bordado em crivo rústico é encontrada em Rios de Contas, Chapada Diamantina, com polos produtivos concentrados nos povoados da Barra e de Bananal. Artesãs acreditam que a técnica, que usa fios de algodão cru como matéria-prima, foi repassada pelas senhoras brancas para as mulheres negras escravizadas no período colonial.

http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/portal/index.php/cultura/mnartesanato.html  e Facebook Mulheres quilombolas-A
rtesanato do Quilombo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .