CURIOSIDADES AGROECOLÓGICAS: Licuri , belíssima planta !












Licuri


Espécie da Caatinga
Conhecida como a palmeira sertaneja, o licuri (nome científico: Syagrus coronata) também é chamado por alicuri, aricuí, adicuri, cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri e uricuriba.
Licuri - coquinho (Foto: DoDesign-s)
Licuri – coquinho (Foto: DoDesign-s)
A palmeira pode alcançar 11 metros de altura, suas folhas enfileiradas parecem formar uma coroa. A espécie pode ser encontrada no norte de Minas Gerais, na porção oriental e central da Bahia até o sul de Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas.
Licuri - cacho (Foto: DoDesign-s)
Licuri – cacho (Foto: DoDesign-s)
Os cachos de licuri têm em média 1.350 frutos, os quais medem aproximadamente dois centímetros. Enquanto verdes, os frutos possuem, no seu interior, uma textura aquosa, que vai endurecendo no processo de amadurecimento, dando origem à amêndoa. A coloração varia do amarelo-claro ao laranja.
Licuri - fruto (Foto: DoDesign-s)
Licuri – fruto (Foto: DoDesign-s)
Do licuri tudo se aproveita. As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal.
Mata de Licuris (Foto: DoDesign-s)
Mata de Licuris (Foto: DoDesign-s)
É importante ainda observar que o licuri é um dos principais alimentos da arara-azul-de-lear, sendo considerado indispensável para a sobrevivência deste animal, endêmico da Caatinga brasileira e ameaçado de extinção.

Licuri-WWW.CERRATINGA.COM.BR


Receita: Cocada de licuri

Ingredientes

  • 400g de açúcar
  • 100g de coco licuri
  • 1 copo de água

Como fazer

Faça um caramelo com o açúcar, junte o coco batido no liquidificador e a água e leve ao fogo médio. Mexa até soltar do fundo da panela. Coloque em recipientes molhados com água e deixe esfriar até o ponto de corte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é o ovo de indês? a expressão é usada quando só se tem uma unidade de alguma coisa...conheça de onde vem o termo e algo mais sobre postura de galinhas.

O Preá que o caatingueiro, pega nos lajedos e faz um assado, pode também ser criado,sabia? conheça mais do nosso porquinho da índia...

Curiosidade agroecológica : MASTRUZ , PARA QUE SERVE E BENEFÍCIOS .